Mini circuito das sensações
Visite também:
▼
terça-feira, 23 de abril de 2019
quarta-feira, 10 de abril de 2019
Turma 2019 Creche II "A"Matutino na E.M.E.I Elizete Dallabrida
Projeto "O corpinho assim mexer"
Professora : Ana Paula e auxiliares Denilza e Larissa.
Turma : Creche II A Matutino
Professora : Ana Paula e auxiliares Denilza e Larissa.
Turma : Creche II A Matutino
JUSTIFICATIVA:
As crianças estão na fase
sensório motora e assim necessitam de estímulos sensoriais, estímulos no (Corpo)
psicomotricidade, apreender sobre como controlar suas emoções, promovendo o desenvolvimento
físico, cognitivo, social e cultural. A vertente do projeto surgiu na semana de
adaptação, pois choravam na acolhida e quando colocávamos músicas animadas para
dançar como, Estátua, Tchu, Thuê, Seu Lobo se Veste, Carangueijo, Borboletinha,
Galinha Pintadinha, Pintinho Amarelinho, e outras eles paravam de chorar e
participavam, também adoravam as máscaras dos personagens das músicas e assim
foram cada vez mais se envolvendo nas brincadeiras musicais.
OBJETIVO GERAL:
Comunicar-se e expressar-se pensamentos e
emoções; descobrir-se; conhecer-se e socializar-se com adultos e crianças, por
meio da música, teatro e dança e roda de conversa, também ampliar suas
percepções sensoriais através de experiências.
OBJETIVOS:
- Ensinar sobre as diferentes
funções do corpo humano;
- Conhecer o próprio corpo;
- Descobrir as partes do corpo
humano e suas diferentes capacidades de movimentação e função;
- Despertar os cinco,
sentidos;
- Aprender sobre a importância
de cuidar da higiene do nosso corpo;
- Oportunizar momentos de
expressão corporal e histórias sobre o corpo humano;
- Promover a auto-estima;
- Reconhece-se como sujeito,
reconhecer suas origens, reconhecer o outro.
- Superar limitações;
- Desenvolver autonomia
“vestir, calçar, expressar, alimentação, organização dos seus pertences e
brinquedos da sala”;
- Desenvolver a coordenação motora fina e
ampla “visualizar”e representar a escrita;
- Controlar o próprio corpo “impulso,
equilíbrio e movimento;
- Promover o Faz de conta.
- Promover a dança
- Desenvolver a expressão da
Artes Cênicas,
- Promover a musicalização.
- Promover a leitura e Contação
de histórias;
- Valorizar suas próprias
produções artísticas;
- Interagir e ampliar
conhecimento sonoro, expressando-se oralmente e corporalmente a música
através da dança;
- Confeccionar instrumentos
musicais de sucata e explorá-los;
- Conhecer e aprender as brincadeiras de roda;
CONTEÚDO:
Ø As
partes do corpo;
Ø Vídeos
e músicas, danças e gestos;
Ø As
sensações;
Ø Início
do reconhecimento da identidade;
Ø Higiene
do corpo: banho pedagógico;
Ø Autonomia
ao alimenta-se, vestir-se e guardar seus pertences e objetos da sala, (brinquedos,
copos, mamadeiras etc;
Ø Controlar
o próprio corpo, impulso, equilíbrio e movimentos
Ø Circuitos
das sensações com os pés;
Ø Musicalização
com recursos de máscaras e fantoches e instrumentos musicais de sucata
Ø Coordenação
fina e ampla subir e descer escorregadores e brinquedos, (massinha, jogos de
encaixar o palito nos potes e blocos lógicos);
Ø Noções
de medida do próprio corpo.
Ø Faz
de conta: vestir-se de fantasias; brincadeiras de carrinho, bonecas e casinha.
Ø Linguagem
corporal , oral, expressões faciais e gestos:
Ø (dramatizações
de músicas e histórias, leitura diária, livros diversos para exploração visual,
tátil e auditiva.
Ø Grafismo
(giz de cera formato de ovo confeccionado pela professora, giz colorido, tintas
guache, cartazes com letra de música.
Ø Artes
plásticas: pintura no plástico bolha (experiência da descoberta do som das
bolhas e sensações).
Ø Projeto
institucional self service: higiene bucal e das mãos. Braços dedos etc...
Ø Projeto
institucional: artes cênicas no palco:
Ø Apresentação
da história os três porquinhos contada pela professora com fantoches de palito
Ø Culminância
do projeto do copinho assim mexer no palco dança da turma com fantasias e
máscaras, das músicas trabalhadas na sala.
Ø Assistimos
outras apresentações: A Festa no Céu, Os Três Jacarezinhos, A Dona Baratinha, o
Pano Encantado, Músicas de Movimento para Dançar Junto;
Ø Páscoa:
Ø Gênero
receita de bolo: experiência de fazer receita do bolo de brigadeiro na sala com
as crianças; experimentando os sabores,
cheiros e texturas;
Ø Artes
com carimbos das digitais sobre o tema e noção de cores;
Ø Vídeos
e músicas sobre a páscoa no not book; dia das mães dia dos pais, etc...
Lembrancinhas.
EXPERIÊNCIAS E
RECURSOS
Ø Promover
rodinhas com atividades e músicas sobre o corpo humano;
Ø Debates
informais sobre tipos de: cor dos olhos, cabelos, pele, etc;
Ø Perguntas
sobre partes do corpo;
Ø Observar-se
em um espelho para aprender a importância da percepção do seu “EU”;
Ø Medir
o peso, altura, tamanho dos pés;
Ø Desenhar
em papel Kraft a silhueta de um menino e de uma menina;
Ø Desenhar
o auto -retrato em uma folha;
Ø Fazer
bonecos com a reciclagem de jornais;
Ø Pintura
em plástico bolha, papel pardo, e cartolina;
Ø Receitas;
Ø Circuito
sensorial (placas de papelão cada uma com uma sensação diferente;
Ø Brinquedos
e brincadeiras nos diferentes espaços da
escola;
Ø Dançar
diariamente com caixa de som;
Ø Faz
de conta semanalmente com fantasias e objetos sobre o tema;
Ø Experiencias
de sensações no corpo, banho, areia, massinha, tintas, gelatina, pintura do
rosto, tapete das sensações, texturas diversas.
Ø Leituras
de livros diárias, ou fantoches,
Ø Caixa
musical contendo: máscaras, fantoches, personagens das músicas, e instrumentos
musicais e de sucatas;
Ø Músicas
cantadas e dramatizadas;
Ø Brincadeiras
de roda;
SOCIALIZAÇÃO:
Ocorre nos espaços da escola e nas apresentações nos projetos
institucionais e festividades da escola e comunidade
AVALIAÇÃO
Registro no caderno de planejamento, caderno de registro da
sala, fotos, filmagens, e postagem no blog para acompanhamento dos pais e
relatórios semestrais.
Primeiro Bimestre
2 Bimestre O Projeto O Copinho Assim Mexer
Experiências Sensoriais : estimulando os cinco sentidos
Projeto self service higiene e o cuidar. Continua o projeto post seguinte