Objetivo Geral:
- No parque as crianças desenvolvem habilidades motoras e sociais
Objetivos Específicos:
- No balanço: oferece a sensação de velocidade e tempo.
- No escorregador: desenvolve as habilidades de subir, descer, equilibrar-se, permite ainda que a criança organize/defina seus próprios limites.
- Na areia: interação entre as crianças, desenvolvendo as trocas de experiência entre os pequenos, em que eles organizam a brincadeira e a partir dela imaginam e aprendem.
Justificativa:
O direito de brincar da criança é garantido pela legislação brasileira, de acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente. p. 03. 1990), precisamente no artigo 16 inciso IV: "O direito à liberdade compreende [...] brincar, praticar esportes e divertir-se". O RCN (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil), 1998, vol. 1, dedica o capítulo 24 inteiro ao "brincar", que é um dos eixos de trabalho na educação infantil, junto com a "interação", que também está explícita no Plano Político e Pedagógico da Educação Infantil da Prefeitura de Sinop, de 2012, foi devidamente construído sobre o documento enfatizado no artigo 9° das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, que aponta que "não se pode pensar no brincar sem as interações". Nossa equipe da E.M.E.I. Alto da Glória respeita e acredita nessa proposta.
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