Visite também:

domingo, 2 de julho de 2017

Leitura semanal: "Chapeuzinho Vermelho"

Objetivo geral
  • Incentivar a interação/comunicação das crianças com a história através de diálogos com os fantoches,  direcionando as falas e perguntas para as crianças e fazendo brincadeiras.

Objetivos específicos e recursos

  • Livro: Fazer com que os alunos conheçam a história "Chapeuzinho Vermelho";
  • Capa e chapéu vermelhos: Apresentar e destacar a cor vermelha;
  • Leitura em voz alta: Desenvolver a linguagem oral, ampliando o vocabulário das crianças;
  • Fantoches  e brincadeiras: Estimular a atenção e concentração, além do gosto pela leitura;
  • Música e fantoches: Desenvolver a expressão corporal e a linguagem.


Justificativa
       Chapeuzinho Vermelho é um conto de fadas clássico de origem européia (século XIV), publicado pela primeira vez pelo francês Charles Perralt em posteriormente, pelos irmãos Grimm. É interessante, pois é uma das fábulas/contos mais contadas e adaptadas de todos os tempos. Na Educação Infantil, o personagem do"lobo mau" chama muito a atenção das crianças e a Chapeuzinho também, pois é uma criança que carrega uma cesta de doces, conversa com o lobo, é rica em detalhes, o que traz uma infinidade de opções criativas para organizar brincadeiras, cantar as músicas e usar da imaginação para tornar agradável o momento da leitura.

Desenvolvimento
        Começamos cantando a música "Chapeuzinho" (Braguinha):

Pela estrada fora eu vou bem sozinha
Levar esses doces para a vovózinha
Ela mora longe e o caminho é deserto
E o lobo mau passeia aqui por perto
Mas à tardinha, ao sol poente
Junto à mamãezinha dormirei contente [...]

          As crianças gostaram e queriam tocar nos fantoches, apenas dois bebês (seis e oito meses de idade) choraram por causa do lobo, os outros brincaram e se divertiram, continuaremos no decorrer das semanas, contando outra versão, usando a capa e a cesta de doces, para que experimentem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário