Música

Visitas recentes no blog

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Projeto Institucional: Brincadeiras dirigidas

Prof.: Ana Paula Néia
Auxiliares: Rozenir Alexandre e Beatriz Machado

Justificativa

A E.M.E.I Alto da Glória, possui em seu Plano Político Pedagógico o brincar nas sextas-feiras; a cada 15 dias, executamos brincadeiras de forma integrada, em que todos são envolvidos para que haja interação entre crianças de várias idades. O brincar acontece diariamente, mas especialmente em dia de projeto, nosso foco é preparar circuitos e outras brincadeiras desenvolvendo a aprendizagem por meio do movimento, explorando e compreendendo os espaços, tempo e regras que as brincadeiras oferecem.

Objetivo Geral

Promover a aprendizagem de forma lúdica, interdisciplinar e significativa; principalmente a interação entre as crianças e adultos.

Objetivos Específicos

Desenvolver o equilíbrio e desafiar os pequenos a superar o medo do escorregador, reforçando a tonicidade muscular através dos degraus. Além de estimular a interação/socialização entre as crianças por meio dos brinquedos, cantigas e brincadeiras.



Avaliação

O processo de aprendizagem para que as crianças de 1 ano compreendessem a formação da roda foi demorado, praticamos desde o início de junho e a dificuldade estava no fato de eles não gostarem de segurar nas mãos uns dos outros, alguns choravam e, então, começamos aos poucos, só segurando na mãozinha e cantando a música, até que dominaram a brincadeira conforme as capacidades que possuem. Agora, quando começo a cantar, eles já vêm correndo formar a roda e, se algum coleguinha quer soltar, eles ficam bravos, e às vezes na hora de abaixar-se, tentam ajudar-se uns aos outros, como a professora costuma fazer; no geral, esta atividade oportuniza a aprendizagem coletiva.

domingo, 24 de setembro de 2017

Projeto Sensorial: Pão de Queijo

       Recentemente, fizemos pão de queijo na aula, na intenção de mostrar aos alunos as sensações de manipular ingredientes e a massa, tudo com muito cuidado e segurança. Trabalhamos também com os ovos, para que vissem para que são usados no dia-a-dia, visto que este alimento também estava sendo trabalhado no projeto "Indicação Literária", com a história "A galinha do vizinho bota ovo amarelinho". Os pequenos adoraram a experiência e, ao fim do preparo, todos comeram os pães de queijo, empolgados.


       Receita seguida:
     
 - Ingredientes


• 500g de polvilho azedo;
• 1 copo americano de leite;
• 1 copo americano de água;
• ½ xícara de óleo;
• 2 colheres de margarina;
• 2 ovos;
• 100g de queijo parmesão ralado;
• 2 canecas de queijo (tipo a gosto);
• Uma pitada de sal.

 - Modo de preparo

Colocar o leite, o óleo, a margarina, o sal e a água na panela e esquentar até ferver;
Desligar o fogo, colocar o polvilho azedo em uma tigela e despejar o líquido quente, aos poucos e misturar;
Quebrar os ovos num recipiente separado e colocá-los na mistura, mexendo com uma colher de pau;
Mexer até a massa ficar bem grudenta, e então deixá-la esfriar por uns poucos minutos (até que fique morna);
Colocar os queijos com as mãos, amassando bem, e untar as mãos com óleo para fazer as bolinhas;
Colocar para assar a 180°, e retirar quando o fundo dos pães já estiver seco, e/ou quando a massa ficar levemente dourada.

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Projeto de leitura: "Macaco danado"


       Dando continuidade ao nosso projeto de leitura, na última semana lemos a história "Macaco danado" (Axel Scheffler e Julia Donaldson) para as crianças, no cantinho da leitura. Todos demonstraram bastante interesse e gostaram de observar as figuras do livro. Os objetivos desta iniciativa, como já descrito anteriormente neste espaço, é incentivar o gosto pela leitura nos alunos desde bem pequenos, numa tentativa de fazer com que a busquem frequentemente enquanto cresçam.
       Esta atividade, em particular, foi bastante proveitosa no aspecto didático, pois apresentamos aos alunos vários animais, presentes na história, além de elementos da natureza.



Referências
DONALDSON, Julia; SCHEFLLER, Axel. Macaco danado. Ed. Brinque Book, 1999.

domingo, 3 de setembro de 2017

Setembro: Mês da Pátria

       Nos últimos dias do mês de agosto, já iniciamos as atividades referentes ao Dia do Soldado (25 de Agosto), e também da Independência do Brasil (07 de Setembro).


      Alguns soldados visitaram a Creche, falaram sobre sua rotina no exército, interagiram com as crianças:



      Fizemos chapeizinhos de papel, para imitar os usados pelos soldados, e apresentamo-os à bandeira nacional:

         Na última sexta-feira (01 de Setembro), houve um teatro realizado pela turma do Pré 3-A (prof.ª Maria Núbia e auxiliar Carla), sobre o folclore brasileiro (atividade pensada desde o Dia do Folclore, 22 de Agosto). Após assistirem à dramatização, nossos alunos foram ao parque de areia, onde realizamos mais uma atividade do Projeto Sensorial. Levamos baldes com água morna e deixamos que brincassem e se sujassem, para experimentarem diferentes temperaturas, tudo com muito cuidado e segurança, claro. 

Indicação Literária: "A galinha do vizinho bota ovo amarelinho"


Justificativa

       Os livros fazem parte dos nossos momentos todos os dias na Educação Infantil, na sala do Creche I/II multisseriada matutino, considerando o contato e manipulação diária que fazemos de livros de diversas texturas e tamanhos, e outros materiais de leitura como revistas, panfletos etc... nós montamos junto com as crianças o cantinho da leitura, lugar que deixamos os livros expostos nas estantes acessíveis as crianças, local também que fazemos leituras e dramatizações de histórias, e diversos gêneros são contados, essa história em particular é uma das preferidas da turminha, então decidimos indicar e será trabalhada os objetivos, atividades e a música, trazendo os primeiros conceitos matemáticos de quantificar e contar.

Objetivos

       • Desenvolver o comportamento leitor das crianças;
       • Promover a partir da música, a atenção das crianças promovendo uma parlenda cantada;
       • Conhecer e aprender sobre a galinha, o som, a forma, etc;
       • Brincar com a imaginação e a fantasia através da arte;
       • Estimular, através da música e parlendas, interesse sobre “galinhas”, noções básicas de matemática, como contar e identificar quantidades;
       • Conhecer as cores primárias e numerais até o dez.


Conteúdo programático/Recursos


       • Músicas;
       • Linguagem oral e escrita (livros, histórias);
       • Danças e gestos;
       • Noções básicas de matemática;
       • Dramatizações e fantoches;
       • Recursos didáticos;
       • Cartazes;
       • Aparelho de som;
       • DVD player;
       • Televisão;
       • Papéis;
       • Tinta guache;
       • Caixas, bolinhas coloridas;
       • Dobradura de galinha, atividades impressas.

Desenvolvimento

       Começamos cantando músicas sobre a galinha:


A galinha do vizinho bota ovo amarelinho (Márcio Coelho e Ana Favoretto)

A galinha do vizinho bota ovo amarelinho
Bota um, bota dois, bota três,
Bota quatro, bota cinco, bota seis,
Bota sete, bota oito, bota nove, bota dez!

A galinha magricela (G. Monreal e Edgard Poças)

Eu conheço uma galinha, a galinha da vizinha
Avezinha magricela e depenada
Quem tem pena da galinha, avezinha depenada
A galinha magricela da vizinha
Bota ovos pela sala, no banheiro e na cozinha
Ela bota, bota, bota sem parar
A galinha magricela bota ovos sem parar
A galinha magricela é magrela de botar

Galinha pintadinha (Juliano Prado e Marcos Luporini)

Quem é que tem um monte de pintinha?
Quem é que tema pena azulzinha?
Quem é que tem a crista vermelhinha?
Quem é que tem a perna amarelinha?
[...]
A galinha pintadinha e o galo Carijó
A galinha usa saia e o galo palitó-tó-tó...

       Contar a história, mostrando as ilustrações do livro, durante sete aulas, apresentar os numerais, observar as imagens, as cores, as formas, etc. 

Atividades propostas

       • A professora irá trazer a dobradura da galinha e depois eles irão pintar com o dedo, individualmente;
       • Vamos pintar uma galinha desenhada na cartolina grande, para que sintam a textura da tinta, vamos utilizar a cor amarela para apreender sobre ela;
       • Vamos decorar os ovos recortados de papel cartão também amarelo com cascas de ovos.
       • Vamos criar um poleiro para as galinhas de papel, utilizando um galho de árvore;
       • Vamos expor nossos trabalhos, colocando um cartaz com os numerais até dez para que possamos contar as quantidades de ovos de cada ninho;
       • Brincadeira dirigida: Fazer três caixas com três galinhas e decorar uma de cada cor (azul, amarelo e vermelho, cores primárias) e depois vamos pedir para que coloquem a bolinha colorida da mesma cor na caixa correspondente. E um dado com os numerais até seis, que iremos jogar e ver que número cai, pegar as bolinhas correspondentes e colocar na caixa diferenciando as cores.

Avaliação

Será de forma mediadora e constante, por meio de observações, mediações e intervenções,  pois conforme Hoffmann, p.19, 2012:
"[...] o que faz toda a avaliação ser mediadora é a postura mediadora do professor.
Sem a promoção de desafios adequados, a partir do que este observou e refletiu,
é altamente improvável que as crianças venham a construir, “da maneira
mais significativa possível” os conhecimentos necessários ao seu desenvolvimento,
isto é, sem que ocorra uma avaliação pedagógica mediadora (desafiadora e provocativa).
(Aspas da autora)



Referências

HOFFAMAN, Jussara. Avaliação e educação infantil: um olhar sensível e flexível sobre a criança. Ed. Mediação, 2012.
Site: Acesso em: 24/08/2017.
VILELLA, Bia. A galinha do vizinho bota ovo amarelinho. Ed. Escala Educacional, 1998.