Descobertas dos sentidos
Objetivos da atividade:
Objetivo da BNCC ( EI01ET01) Explorar e Descobrir as possibilidades de Objetos, e Materiais, (odor, cor, sabor, temperatura).
Objetivo da BNCC ( EI01ET01) Explorar e Descobrir as possibilidades de Objetos, e Materiais, (odor, cor, sabor, temperatura).
Conhecer e experimentar os sabores, cheiros, textura, a temperatura, a cor da gelatina de morango.
Justificativa:
Através do projeto da turminha Descobertas: Conhecer-se e descobrir Identidade em que as crianças tem diversas possibilidades de descobrir o seu corpo, seus sentidos, descobrindo novas sensações, emoções, a partir da própria experiência vivida com os colegas, brincando com a gelatina poderão descobrir o gosto, o cheiro, a textura gelatinosa, a temperatura fria estimulando suas habilidades cognitivas. Dentro do Campo de Experiência "Espaços, tempo, quantidades, Relações e transformações
Recursos:
Um plástico para forrar o chão,
Quatro caixinhas de gelatina sabor morango,
Um recipiente grande para colocar a gelatina.
Preparar a gelatina coloquei meio litro menos água o que na receita original para ficar mais firme a consistência e demorar mais para derreter, utilizei meio litro de aguá quente para dissolver e depois um litro de água fria. Deixar na geladeira durante algumas horas até ficar firme!
Desenvolvimento:
Estender um plastico bolha no chão, sentar os bebês, mostrar a gelatina para que eles possam sentir o cheiro, vamos colocar em alguns pratos para que possam sentir com as mãos, se eles sentirem vontade poderão comer, brincar e se divertir!
Avaliação:
Assim que colocamos a gelatina um bebê, retirou a tampa do pote espontaneamente, depois eu ofereci para que eles cheirassem , eles gostaram, aí colocamos em vários pratinhos para eles. Alguns pareciam já gostar, pois levaram imediatamente a boca e comeram outros precisaram de um pouco de tempo para provar, mais aceitaram quando a professora colocou na mão deles e levou a boca, tem uma que não gosta de pegar se esquivou!
Nenhum comentário:
Postar um comentário