Música

Visitas recentes no blog

terça-feira, 31 de outubro de 2017

POSTAGENS ESPECIAIS : APRENDENDO A COMER, APRENDENDO A ANDAR

APRENDENDO A COMER, APRENDENDO A ANDAR, LISTA DE DESCOBERTAS NO BERÇÁRIO

Projeto: "Meu Portfólio Meu mundo de descobertas" avaliação na Educação Infantil" por Ana Paula Néia.


Escola Municipal De Educação Infantil Alto Da Glória
Projeto: Meu Portfólio, Meu Mundo De Descobertas
Professora: Ana Paula Néia
Bolsistas: Beatriz Machado, Josieli Ceroli,  Rosenir Alexandre.
Turma: Creche I Matutino
Idade: cinco meses a dois anos.
Numero de crianças: 9 a 15
Tempo: um ano letivo
Sobre a supervisão da Coordenadora Pedagógica Maria Aparecida Pereira e Diretora Maria Aparecida Pimentel.

Introdução

Sabemos que a criança de cinco meses ira se desenvolver rapidamente ao longo do primeiro ano de vida, irá passar por mudanças emocionais, físicas e psíquicas e logo  começará se reconhecer como sujeito, se separará de sua mãe por algumas horas, e teremos que proporcionar a elas um ambiente afetivo e seguro, pois passara pelo processo de dentição, que os deixará  irritados e com dores as vezes até com diarréia devido aos sintomas, passarão algumas vezes  por viroses onde o cuidar esta sempre ligado ao afeto.
  Escolhemos o portfólio como método de avaliação pela sua característica qualitativa, que possibilita registrar o desenvolvimento da criança de seus primeiros meses até um ano, podemos ter crianças de diversas idades ocorrendo a disparidades de idades, e assim também a necessidade de se proporcionar um olhar individual e atento a cada criança, pois no início não temos nenhuma criança que anda, duas engatinham e se levantam nos móveis, sentam-se sozinhas. Os demais estão no processo de aprender a se rastejar de barriga e ficam sentados com apoio de almofadas, ao decorrer do ano por ser sala Multisseriada teremos que oferecer situações de aprendizagens mais específicas a cada idade, os bebê que começarem a andar, serão colocados na mesinha com cadeirinha devidamente acompanhados pela professora para aprenderem a se alimentar sozinhos, aprenderão inicialmente a dominar a colher e leva-la até a boca, segurar as frutas com as mãos e passar pela experiência de sentir nas mãos as texturas, e ao levar a boca o sabores, segurarão seus copinhos e mamadeiras e aprenderão a guarda-los, temos que oferecer as crianças a autonomia saberão que são capazes de realizar pequenas tarefas que os adultos sempre fizeram para eles, esse processo é bastante interessante, pois nossa experiência do ano passado nos remete a uma experiência positiva, quando a criança se reconhece como sujeito, reconhece o grupo ao qual ela pertence ela acaba sentindo prazer em fazer as atividades e tarefas propostas a elas, como, por exemplo tirar o calçado e entregar para a professora guardar, levar a mamadeiras e copinho até a professora no lactário, guardar os  ajudar brinquedos para poder ir para o parque. O eixo do nosso trabalho é a Interação e Brincadeiras, as leituras de histórias são parte integrante do nosso trabalho, pois é um potencial agente desenvolvedor da linguagem e imaginação, as músicas são um potencial desenvolvedor da expressividade corporal e oral. Sendo assim indispensável a nossa prática diária. Nessa faixa enfocaremos nosso trabalho em desenvolver o sensorial da criança, pois precisam de estímulos para despertar seus sentidos e assim aprenderem a sentir, na boca e na pele, no corpo todo, aprenderá a ouvir para em seguida tentar reproduzir através da fala, aprenderá os diferentes cheiros e odores, aprenderam a bater palmas e os pés dançar e pular através dos movimentos, aprenderá a diferenciar algumas partes do corpo.
           
Justificativa
O portfólio é um recurso de auxílio para avaliação das crianças e do trabalho de planejamento e das ações realizados pela professora, com ele é possível ter registrado cada mudança corporal e emocional da criança, cada avanço na linguagem, e cada descoberta que cada um fará ao longo do ano, possibilitando o acompanhamento pedagógico da professora que com esse material poderá auto avaliar e o acompanhamento e participação da família, pois algumas pesquisas serão enviadas para que respondam e opinem sobre algumas atividades que serão realizadas e algumas vezes terão que vir a escola para participar.
Objetivos Geral
ü  Avaliar o desenvolvimento das crianças e do trabalho realizado pela professora podendo ser um aliado do planejamento da professora.
Objetivos Específicos
ü  Avaliar e registrar o desenvolvimento das crianças durante as atividades;
ü  Avaliar o desenvolvimento pessoal de cada criança;
ü  Avaliar o trabalho realizado pela professora;
ü  Envolver a família no trabalho pedagógico;
ü  Arquivar atividades interessantes que promoverão o desenvolvimento;
ü  Descrever o desenvolvimento em seus aspectos, social, físicos, psíquicos, emocional das crianças;
ü  Elaborar lista de descobertas no caderno portfólio.

Avaliação será de forma contínua por meio de registros de fotos, registros escritos no caderno portfólio, avaliação ao final de cada atividade nova no caderno de planejamento e caderno de ocorrências da sala. Pois conforme aponta o Plano Político Pedagógico da Educação Infantil de Sinop:
[...] não é suficiente prever o que será feito, é necessário avaliar os resultados, do que foi planejado e executado, principalmente no que se refere ao modo de como as crianças acolhem e respondem as propostas. Por isso é necessário que os professores reservem, em seus planejamentos, um espaço para registrar as reações das crianças, ao que foi proposto, os pontos positivos e negativos, percebidos no desenvolvimento das atividades, e o que pode e deve ser modificado numa próxima vez.[...]. (Secretaria de educação, 2012 p.71).


Registro individuais: podem ser complementados com a participação na família, comentários de como os bebês agem em casa, quando estão com a família, vivências das crianças na instituição como e com quem preferem brincar, quais seus lugares favoritos no parque? Como reage as música e histórias interpretadas pela professora. Quais vídeos gosta de assistir, como reage ao momento do banho e outras observações pertinentes, quais sons consegue produzir.  
Conforme nos remete novamente ao Plano Político Pedagógico da Educação Infantil de Sinop:
Uma prática pedagógica que entende a criança como sujeito de saberes articulados a partir de um currículo que tenha a criança como parceira de todas as ações, inclusive na construção dos registros de acompanhamento, As crianças também avaliam suas experiências na Instituição e expressam essa avaliação através de múltiplas linguagens: dos gestos, da fala, do desenho, da escrita, entre outras. Quando os profissionais estão atento a estas linguagens, podem perceber como as crianças estão atribuindo sentidos, ás suas e Experiências dentro e fora da instituição[...](Secretaria de Educação2012, p. 72).

Questionamentos pertinentes ao trabalho: Semestral início e fim do semestre avaliação
Como o bebê se adaptou ?
Como o bebê gosta de dormir na escola?
Como o bebê se alimenta?
Quais alimentos o bebê gosta de consumir?
Se toma e gosta de água? 
Engatinha sozinho?
Se senta sozinho?
Se levanta com apoio nas coisas?
Tem medo de escuro?
Manipula brinquedos na sala? Qual o brinquedo preferido?
Gosta do parque?
Gosta do balanço?
Gosta da areia? Manipula a areia?
Gosta de socializar com outras crianças?
Gosta de história? Manipula livros passando várias paginas de uma vez?
Gosta de músicas? Bate palmas e balbucia imitando os gestos da professora?
Responde com olhar quando é chamado pelo nome?
Se reconhece no espelho?
Passa pelo túnel engatinhando?
Vira o corpo e desvira o corpo com facilidade, vai atrás de brinquedos engatinhando?
Gosta de fantasiar-se?
Como age no meio de muitas pessoas como no pátio com outras crianças?
Entende comandos simples?
Quais sons ou palavras produz?
Quais seus maiores avanços neste semestres em relação a autonomia?
Como interage com a professora e bolsistas?
Como se comporta durante as atividades com tintas e massinha?
Se morde?
Como disputa brinquedos?
Listas de descobertas:

Recursos:
Escolhemos o caderno de desenho pequeno oferecido pela creche o qual iremos personalizá-lo a capa e as anotações para ficar agradável e pessoal, nesse sentido, faremos algumas atividades com tinta direto nele, a mãozinha, o pezinho, os dedinhos, etc, e faremos alguns questionamentos e colocaremos comentários dos familiares também, além de outras anotações e avaliações do cotidiano, fotos e desenhos serão utilizados.
            Atividades Propostas
Serão desenvolvidas de acordo com outros projetos institucionais como: O Faz de Conta,
O Projeto Literário , O Projeto Músicas e  Brincadeiras e o projeto sensorial.

Referencial Teórico

Em Sinop trabalhamos com a Educação Infantil oferecendo qualidade pedagógica em todas as dimensões a partir do real possível para atender crianças de zero a três anos Nos termos de creche, e dos 3 anos a cinco anos nos termos da pré- escola, em particular a E.M.E.I Alto da Glória a diretora Maria Aparecida Pimentel em parceria com a coordenadora Maria Aparecida Pereira não tem medido esforços para aproximar a escola e as famílias formando uma  parceria com a comunidade. Nesse sentido tende-se a considerar que o que estamos propondo com esse pequeno projeto na sala do berçário é fazer uma avaliação pedagógica mais transparente possível, mantendo a comunicação com as famílias das crianças trocando informações sobre como e o que estamos na E.M.E.I sobre a aprendizagem e desenvolvimento integral das crianças tentando mudar a visão de assistencialismo que alguns pais ainda tem a respeito da creche e resultando num registro mais fiel a respeito do desenvolvimento  de cada criança, transparências nos projetos que fazemos e os objetivos que queremos alcançar que é uma criança que se desenvolva em seus aspectos cognitivos, físicos, afetivos, social, e da linguagem auxiliando a professora a melhorar seus planejamentos de atividades e na avaliação descritiva semestral das crianças, que é individual. Considerando a criança como sujeito social-histórico e cultural, como futuros adultos de sucesso o nosso dever é ter um olhar sensível e atento a cada sinal, pois os bebês ainda não dominam completamente a linguagem e o que podemos fazer para compreendê-los é interpretar os seus sinais que eles nos emitem o tempo todo a partir de um olhar, um sorriso, um choro, um apontamento gestual, expressões faciais, apego afetivo ou outras vezes por recusa de atividades ou recusas de se relacionar com determinados adultos, ou com qualquer estranho, ou ainda nas relações que estabelecem com criança/criança, adulto/criança,  e como essa criança se desenvolve socialmente fora da escola em outros ambientes com a família. A partir desses sinais podemos detectar quando uma criança esta passando por algum problema de saúde( físico), ou familiar até mesmo cognitivo, e assim podemos desenvolver atividades que promovam progressivamente seu desenvolvimento e fazer possíveis encaminhamentos AEE quando necessário.

Metodologia

Escolhemos o Portfólio como instrumento de pesquisa e registros de caráter Qualitativo, que será realizado por meio de pesquisas com a família, depoimentos informais que são aquelas conversas que temos no início e no final da aula com os familiares, reuniões, atividades integradas com a família proposta pela escola e pela professora, por meio de registros de seu desenvolvimento, sendo um suporte avaliativa no momento da construção da avaliação descritiva semestral que a professora deve fazer. Para tornar o trabalho com caráter científico pautamo-nos no trabalho de Jussara Hoffman que nos esclarece:

Um primeiro alerta sobre isso é que não se deve denominar por “avaliação”, dessa forma os instrumentos que fazem parte do “processo de acompanhamento” das crianças, tais como: pareceres descritivos, fichas, relatórios, dossiês e outras formas de registros ou anotações. Esses registros são instrumentos, como, tal, não pode ser denominado de “avaliação”, ele integra o processo. Como ferramenta, só adquire sentido, a medida que auxilia a tornar o acompanhamento e o fazer pedagógico mais significativo[...] HOFFMAM, 2012. p.15.

Outro aspecto importante que justifica-se este projeto é a necessidade de auto avaliação da prática pedagógica da professora e equipe, possibilitando a ação-reflexão-ação, que transforma a nossa prática do nosso trabalho, pois a partir disso podemos saber o que está funcionando o que está dando errado, para melhorar o nosso planejamento e assim ter um melhor resultado com as crianças. Segundo a mesma autora:

A avaliação, portanto, envolve um conjunto, de procedimentos, inerentes ao fazer pedagógico, os princípios que embasam a ação, norteiam o planejamento, as propostas pedagógicas e a relação entre todos os elementos da ação educativa. Eles se refletem de forma rigorosa em todo trabalho da escola. HOFFMAM, 2012. p.19.

O que me remete a concordar com freire sobre a “A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação teoria/ prática sem a qual a teoria pode ir virando blá blá, blá e a prática, ativismo.” FREIRE, 1996. p.12. Como educadora, pedagoga estou tentando fazer o trabalho e ao mesmo tempo aperfeiçoar a minha prática simultaneamente, pois teria e prática são indissociáveis, a medida que vou me embasando nos teóricos, vou exercitando minha reflexão para traçar um plano de ação que atenda as necessidades dos alunos.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Estudo de caso de caráter qualitativo, com recursos, tecnológicos de software educativo( BLOG DA TURMA)minutodoaprendermblogspot.com.br. Com ênfase no Caderno individual estudo de  caso. Portfólio.
            ATIVIDADES PROPOSTAS

Serão desenvolvidas de acordo com outros projetos institucionais como: Projetos da Instituição E.M.E.I Alto da Glória:  O Faz de Conta, Artes Cênicas, O Projeto Literário, Os nossos Projeto Músicas e  Brincadeiras e o Sensorial: “PROJETO: SENSAÇÕES E ESTIMULAÇÕES: BRINCANDO E APRENDENDO” por NÉIA, Ana Paula. e PEREIRA, Geiani Maria Cotrin.
Primeira atividade registrada no caderno portfólio foi a descrição do primeiro dia das crianças na instituição, assim teremos como observar seus avanços ao final do 1º e 2º semestre, a seguir destacamos alguns momentos das registrados nos portfólios para demonstrar:
13/02/2017- Felipe meu primeiro dia na E.M.E.I. Alto da Glória
Anotações do Portfolio do Felipe
Idade: 10 meses: Senta-se sozinho, engatinha de quatro, segura sua mamadeira e toma até o fim, segura seu copo de água, gosta de banho, chora para ganhar colo, durmo no colo, tem quatro dentes, tem salivado em excesso por causa da dentição, alimenta-se muito bem com o auxílio da professora e ou/ auxiliares.
O primeiro do Mês do Felipe: em março
Está bem mais tranquilo, gosta muito de brincar com brinquedos da sala. Meu cantinho favorito é embaixo da mesa. Já fico, em pé segurando nos móveis, continua salivando em excesso, participa de todas as atividades que a professora propõe, hoje brincamos com amido de milho: Projeto sensorial, ficou todo coberto de amido, se alimenta muito bem, quanto a socialização: puxa  os colegas pela roupa e disputo brinquedos.
Sinop 05 de Abril
Felipe esta andando pela primeira vez: No pátio interno, ele deu seus primeiros cinco passos. A professora o segurou em pé e soltou, e a auxiliar o chamou: “vem Felipe: e ele andou todo feliz.
Felipe no dia 20/04/2017 Felipe completou um aninho, fizemos seu cartão de aniversário e também decoramos a sala para cantar os parabéns ele sentiu-se todo especial.
Felipe mês de junho, Felipe está se alimentado ele esta aprendendo a dominar a colher e levar até a boca, ainda com dificuldades mas já consegue comer algumas colheradas sozinho. 
Final do trimestre: Felipe esta avançando significativamente em seu desenvolvimento, está socializado, não chora mais, ele brinca desde o momento da acolhida até o final do dia.

Avaliação descritiva:

FELIPE
FELIPE CHORAVA MUITO NOS PRIMEIROS DIAS, SÓ QUERIA FICAR NO COLO, ESTAVA EM PROCESSO DE DENTIÇÃO, POIS BABAVA EM EXESSO E ESTAVA MUITO GRIPADO, MAIS ACEITAVA A MAMADEIRA E ALMOÇAVA MUITO BEM, TAMBÉM DORMIA COM AUXÍLIO DA PROFESSORA E DAS BOLSISTAS, APRESENTOU DUAS VEZES GRAVES ASSADURAS, NO DIA TREZE DE FEVEREIRO, SEU PRIMEIRO DIA DE AULA VEIO BEM ASSADO PERCEBEMOS LOGO NA PRIMEIRA TROCA DE FRALDAS, QUE ELE ESTAVA GRAVEMENTE ASSADO, E NO DECORRER DA SEMANA FOMOS PASSANDO POMADA E AMIDO COM AZEITE E A MÃE CUIDOU COM POMADA EM CASA, ELE FICOU BOM, OUTRA OCASIÃO TAMBÉM VOLTOU A FICAR ASSADO, MAS PODE TER OCORRIDO POR CONTA DA DENTIÇÃO QUE TAMBÉM DÁ DIARRÉIA NO MENINO. TEVE PNEUMONIA E FICOU INTERNADO. PASSADO ESSE PERÍODO ELE SE ACALMOU, COM UM ANO E UM MÊS O MENINO PASSOU A FAZER TENTATIVAS DE CAMINHAR, ENTÃO PASSAMOS A ESTIMULA-LO A ANDAR, PRINCIPALMENTE NA CAIXA DE AREIA QUE FAVORECEU SEU EQUILÍBRIO. NO DIA 31 DE ABRIL PASSOU A DAR SEUS PRIMEIROS PASSINHOS, PRIMEIROS PASSOS PELA PELO PÁTIO,  A PROFESSORA O COLOCOU EM PÉ E A AUXILIAR O CHAMOU E ELE FOI DEU CINCO PASSOS, PASSAMOS  A SENTÁ-LO A MESA JUNTO COM AS CRIANÇAS MAIORES, POSSIBILITAMOS QUE ELA COMEÇASSE SEU PROCESSO DE SE ALIMENTAR COM O USO DA COLHER, AUXILIAREMOS  ATÉ QUE ELE POSSA  ALIMENTA-SE SOZINHO. SUA LINGUAGEM TAMBÉM DEMOSTROU PROGRESSO, POIS TÊM BALBUCIADO DIFERENTES SONS, SE EXPRESSA BEM CORPORALMENTE, QUANDO CANTAMOS AS MÚSICAS ELA BATE PALMAS, JOGA BEIJO E TENTA IMITAR OS QUE FAZEMOS. GOSTA DAS HISTÓRIAS E PARTICIPA DAS ATIVIDADES COM ÊXITO. GOSTA DE BRINCAR NO PARQUE É UM MENINO MUITO ALEGRE E CARINHOSO COM A PROFESSORA. A INTERAÇÃO COM COLEGAS ELE DISPUTA BRINQUEDOS, É INSISTENTE NÃO CONSEGUINDO O OBJETO DO COLEGA ELE PUXA PELA ROUPA E DERRUBA, ÀS VEZES TENTA BATER. TEM TOTAL ATENÇÃO A VÍDEOS E MÚSICAS NA TV. ATUALMENTE COM UM ANO E DOIS MESES.( relatório de avaliação descritiva escrito pela professora).

  Evolução do Felipe no 2º Semestre:

FELIPE

FELIPE VOLTOU DAS FÉRIAS BASTANTE CALMO E FELIZ, BRINCA E DANÇA COM A PROFESSORA, GOSTA DE OUVIR HISTÓRIAS, SE A LEITURA É LONGA E ELE LEVANTA E SAI PARA PEGAR UM BRINQUEDO, MAS DEPOIS VOLTA, ESTÁ BEM SOCIALIZADO COM A TURMA, BRINCA CALMAMENTE COM SEUS COLEGAS, PAROU DE DISPUTAR BRINQUEDOS, SE ELE VAI PEGAR O BRINQUEDO QUE ESTA COM OUTRA CRIANÇA, FAÇO A INTERVENÇÃO E PEÇO PARA QUE ELE VÁ ATÉ A CAIXA PEGAR OUTRO E ELE ENTENDE E VAI, NO PARQUE COME AREIA, TEMOS QUE CUIDAR, TODO MOMENTO, TAMBÉM SALIVA MUITO, OUTRO DIA NOTAMOS QUE ESTAVA COM MUITAS AFTAS E SUA GENGIVAS ESTAVAM DOLORIDAS, TEM ALGUNS DENTINHOS FICANDO PREJUDICADOS COM COR AMARRONZADA, ORIENTAMOS LEVÁ-LO AO DENTISTA, POIS SUA GENGIVA SANGRA QUANDO ESCOVAMOS SEUS DENTES MESMO QUE DEVAGAR, QUASE NÃO USO A ESCOVINHA, POIS ELE CHORA. BRINCA COM OS POTINHOS NA AREIA, CONCENTRA NA BRINCADEIRA, GOSTA DE BRINCAR NA CASINHA. SABE SUBIR E DESCER DO ESCORREGADOR, GOSTA MUITO DAS ATIVIDADES EU ENVOLVEM MÚSICA E TINTA, SUA LINGUAGEM ESTÁ SE DESENVOLVENDO DENTRO DO ESPERADO, SABE SE EXPRESSAR, COMUNICA-SE COM A PROFESSORA ATRAVÉS DE GESTOS, E TAMBÉM DO OLHAR, APONTA COM O DEDO O QUE ELE QUER, BALBUCIA E FALA ALGUMAS PALAVRAS COMPLETAS, FALA POUCO, RECONHECE OS ANIMAIS PELO SOM. APRECIA O MOMENTO DA HISTÓRIA. TEM ÓTIMOS REFLEXOS, RECONHECE SEU ROSTO NO ESPELHO E SORRI, BRINCA DE FAZ DE CONTA, REALIZA IMITAÇÕES DE GESTOS, COMO, ATENDER O CELULAR. SUA CONQUISTOU AUTONOMIA EM SUA ALIMENTAÇÃO, DOMINOU O MOVIMENTO DE SEGURAR A COLHER E LEVA-LA ATÉ A BOCA, GOTA MUITO DOS ALIMENTOS QUE SERVIMOS, TOMA BASTANTE ÁGUA, TOMA TODA MAMADEIRA, ESTÁ SEMPRE FELIZ, BRINCA E DANÇA COM A PROFESSORA. APRENDEU A BRINCAR DE RODA COTIA. EM NOVEMBRO PARTICIPOU DA NOITE CULTURAL E FICOU BEM À VONTADE NO PALCO. GOSTA DE PINTAR A MÃOZINHA, APRECIA O BANHO, POIS ADORA BRINCAR COM ÁGUA. ÀS VEZES É UM POUCO TEIMOSO, CORRE QUANDO CHAMAMOS, SE JOGA NO CHÃO, MAS SORRI ACHANDO GRAÇA DA SUA ARTE, CONTINUA CARINHOSO COM A PROFESSORA, QUASE NUCA CHORA, FOI UM PRAZER PODER ACOMPANHÁ-LO DURANTE ESSE ANO.


Lorena: Anotações do Portfólio

1º dia na sala do CrecheI/II Multisseriada, Chegou a escola e já foi para o colo da professora, deu tchau para a mãe e fiquei toda faceira, na sala, olhou todos os brinquedos, demonstrando muita curiosidade, É sorridente e gosta de mexer em tudo, sua linguagem ainda rica em balbucios e produzindo muitos sons. As vezes fica dengosa e pede carinho, quer chamar a atenção da professora, pede colo para todas as auxiliares e alguém com certeza vai pegá-la, pois é difícil resistir a ela, Com um ano e três meses no dia 16/05 Lorena passou 4 vezes pelo túnel,  Dançou a música do cristãozinho, bateu palmas já consegue falar algumas palavras.
Mandamos uma carta para mãe responder:
Mamãe declare seu amor por mim:
Minha filha linda e tão esperada pelo seu papai e mamãe, nos amamos muito você, você é o melhor presente que Deus me deu minha filha vou estar sempre ao seu lado, para te amparar no que precisar “te amo eternamente”…
Mamãe me vê assim: Uma linda moça delicada, esperta, nervosa, sentimento, um pouco arteira mais um amor de criança, uma filha que me dá orgulho,  sei que é a melhor filha do mundo.
Mandamos uma carta para o papai e ele respondeu:
“ Papai me vê assim”:
“Super inteligente, amiga, as vezes arteira, mas tolerável e muito sapeca, criança possivelmente popular”.
“Papai declare seu amor por mim”!
Meu amor por você é coisa inexplicável, sentimento puro e verdadeiro sincero é o amor que sinto por você! Nada desse Mundo paga, nem ouro e nem prata. Te amo muito papai Rafael.
Com essa atividade envolvemos a família que participaram com muito carinho devolvendo as cartas respondidas.

Relatório do 1º semestre da Lorena

DESDE O PRIMEIRO DIA, LORENA COMEÇOU A BRINCAR, EXPLORAR OS ESPAÇOS DA E.M.E.I, ACEITANDO BEM TODOS OS ADULTOS, É DESINIBIDA E COMUNICATIVA, MUITO SOCIÁVEL AOS ADULTOS, É CARINHOSA E TAMBÉM SABE RETRIBUIR OS CARINHOS RECEBIDOS, A SUA LINGUAGEM É RICA EM SONS, QUE ENTONAM FRASES COMPLETAS DE BALBUCIOS, ENQUANTO ELA FALA SE EXPRESSA COM SORRISOS, OU AS VEZES SÉRIA, MUDANDO A CADA MOMENTO AS EXPRESSÕES DE SUA FACE, DEPENDENDO DA CONVERSA, SABE EXPRESSAR O QUE QUER, ATRAVÉS DE GESTOS, REPETE PALAVRAS SIMPLES QUANDO A PROFESSORA PEDE, QUANDO CHEGOU ANDAVA COM DIFICULDADE DE EQUILÍBRIO, MAS AGORA TEM DIMINUÍDO O NÚMERO DE TOMBOS, PORÉM AINDA CAI SOZINHA, BRINCA DE FAZ DE CONTA E ADORA CALÇAR OS CALÇADOS GRANDES, E SAIR ANDANDO PELA SALA, BRINCA COM AS BOLSAS, DESFILANDO FREQUENTEMENTE, É PARTICIPATIVA DAS ATIVIDADES BRINCA E EXPLORA O PARQUE, PASSA PELO TÚNEL DIVERSAS VEZES. GOSTA DE COLO. REFERENTE A EXPRESSÃO CORPORAL: INTERAGE COM AS MÚSICAS BATENDO PALMAS, BATENDO OS PÉS E DANÇANDO E FAZENDO GESTOS. JOGA BEIJOS E ATÉ DA TCHAU, ADORA AMÚSICA : MEU PINTINHO AMARELINHO, FAZ TODOS OS GESTOS. TEM INICIATIVA DE LEITURA, FOLEIA OS LIVROS E BUSCA-OS NA ESTANTE, ALIMENTA-SE COM AUXÍLIO, POIS SE DISTRAI NO MOMENTO DA REFEIÇÃO, COME POUCO, GOSTA DE ALFACE, NESTE MÊS DE JUNHO COMEÇOU A MAMAR TODA MAMADEIRA, NO MOMENTO DA SONECA, APÓS O ALMOÇO, LORENA TEM 1 ANO E 4 MESES ATUALMENTE.
Evolução Da Criança No 2º Semestre
Relatório
LORENA
LORENA CONTINUA MUITO ALEGRE E ESPERTA. CONTINUA SENDO PARTICIPATIVA NAS ATIVIDADES QUE FAZEMOS, LORENA ADORA BRINCAR DE RODA COTIA, COMPREENDE BEM O CONCEITO DA BRINCADEIRA, TEM DESENVOLVIDO PROGRESSIVAMENTE SUA LINGUAGEM, A MENINA BALBUCIA DIVERSOS SONS E FALA PALAVRAS INTEIRAS, FAZ IMITAÇÕES DE SONS(BALBÚCIOS) A NÍVEL DE CONVERSA COMO SE TIVESSE FALANDO FRASES, REPETE PALAVRAS QUE A PROFESSORA FALA, SABE FALAR O NOME DE ALGUNS AMIGOS QUANDO É ESTIMULADA A FAZÊ-LO, LORENA ESTA MAIS SENSÍVEL E EMOTIVA NESSE SEMESTRE, GOSTA DE ATENÇÃO DA PROFESSORA, QUER COLO SÓ PRA ELA, TENTA CHAMAR A ATENÇÃO DA PROFESSORA E BOLSISTAS,  SOCIALIZADA BRINCA COM AS CRIANÇAS E TAMBÉM DISPUTA BRINQUEDOS. LORENA TEM ÓTIMOS REFLEXOS ÁUDIO VISUAIS, GOSTA DE OUVIR HISTÓRIAS, FICA ATENTA AO LIVRO NO MOMENTO DA LEITURA, REPETE SONS DE ANIMAIS QUE APARECEM NA HISTÓRIA, DEMONSTRA INTERESSE EM FOLHEAR O LIVRO DA HISTÓRIA QUE FOI CONTADA, IDENTIFICA SEU REFLEXO NO ESPELHO, GOSTA DE SER FOTOGRAFADA, RESPONDE QUANDO CHAMAMOS SEU NOME, REPETE O SEU NOME EM VOZ ALTA.  SE EXPRESSA MUITO BEM, FAZ EXPRESSÕES FACIAIS, ELA MUDA A EXPRESSÃO DA FACE DE ACORDO COM O QUE QUER EXPRESSAR, SE ESTA BRAVA, FAZ CARA DE ZANGADA, SE TRISTE DE TRISTEZA, FAZ RISADAS ENGRAÇADAS. DESENVOLVEU SUA AUTONOMIA, POIS CONSEGUE COMER SOZINHA, GOSTA DE FRUTAS, SUA PREFERIDA É MELÂNCIA, GOSTA MUITO DE ÁGUA, SUCOS, E CHÁS, PAROU DE ACEITAR A MAMADEIRA, LARGOU DA CHUPETA E ESTÁ SE ALIMENTANDO MELHOR, COME PÃES E BOLACHAS, NO CAFÉ. TOMA INICIATIVA NO MOMENTO DE PINTURA, GOSTA DE BRINCAR NO PARQUE BRINCA DE FAZ DE CONTA, BRINCA DE FAZER A BONECA DORMIR, COBRE COM A FRALDA E COLOCA NO COLCHÃO, BRINCA DE FAZER BOLO, APONTA COM O DEDO E MOSTRA QUANDO QUER ALGUM OBJETO. EM SEUS MOVIMENTOS ELA CONSEGUE SUBIR E DESCER DO ESCORREGADOR, SOBE EM CADEIRAS, PULA, BATE PÉ, BATE PALMAS, DANÇA, IMITA GESTOS DA PROFESSORA, JOGA BEIJO DA TIAU, É CARINHOSA E GENTIL.

Arthur em seu 1º dia na E.M.E.I 05/06/2017
Chegou na E.M.E.I com o papai, que entregou o bebê para a professora, não houve choro, foi todo feliz conhecer os coleguinhas, que estavam no tapete brincando, Meu papai ficou no cantinho da janela olhando todo orgulhoso, Depois a professora me deu a mamadeira, e levou todos para o parque, gostou muito, depois aproveitou o banho, comeu toda a sopinha e por fim tirou uma soneca no fim da aula.
Orientações do papai do Arthur: ”Gosta de dormir com sua chupeta e de barriga para baixo, é só fazer carinho nas costas que ele dorme bem; Mama leite ninho puro; Se alimenta com a sopa muito bem”.
Arthur em seus movimentos
Esta tentando engatinhar de barriga. Ele se esforça para sair do lufar em busca de objetos de seu interesse. Rola e muda de posição com facilidade,. È ágil com as mãos, leva brinquedos até a boca, sacode chocalhos, em busca do som, repete várias vezes. Levanta a cabeça e esforça-se, com o tronco fazendo tentativas de sentar-se
Interação e Socialização Primeiro mês
Gosta de tocar nas outras crianças, gosta de ser acariciado, pelos colegas, sente-se seguro no colo da professora e auxiliares. É sorridente e participativo das atividades, que promovemos, ainda esta em processo de adaptação.
Atenção do Arthur
O bebê demonstra ter muita atenção em tudo que lhe é oferecido, Ouve as histórias, interage muito bem com músicas cantadas, gosta de vídeos, gosta de músicas, gosta de olhar e manipular livros com a professora, gosta de chocalhos e brinquedos sonoros. Gosta de texturas e pinturas.
Relatório do Arthur 1º Semestre
RECEBEMOS O ARTHUR NO DIA 05 DE JUNHO, AINDA ESTA EM PROCESSO DE ADAPTAÇÃO, NA ACOLHIDA EM SEU PRIMEIRO DIA, VEIO PARA O COLO, DA PROFESSORA TRANQUILAMENTE E SORRINDO, DORME COM O USO DA FRALDINHA E DA CHUPETA, DEITADO NO COLCHÃO DE BARRIGA PARA BAIXO, ACARICIAMOS SUAS COSTAS E O MENINO DORME, RESPONDE COM SORRISO AS BRINCADEIRAS QUE FAZEMOS, TOMA A MAMADEIRA E MOVIMENTA-SE MUITO BEM, ROLA NO COLCHÃO DE BARRIGA PARA BAIXO, QUANDO PUXADO PARA SENTAR-SE ESFORÇA-SE O PESCOÇO E O TRONCO FAZENDO TENTATIVAS PARA SENTAR-SE, ALIMENTA-SE BEM COM A SOPA DE LEGUMES E COME FRUTAS AMASSADAS, GOSTA DE BEBER AGUA NA MAMADEIRA, APROVEITA O BANHO BRINCANDO, COM A ÁGUA, É ATENCIOSO COM AS MÚSICAS CANTADAS, É ATENCIOSO COM AS HISTÓRIAS CONTADAS, MANIPULA BRINQUEDOS COLOCANDO-OS NA BOCA, E CHACOALHA PARA EMITIR SOM, TEM PREFERÊNCIAS PELOS MORDEDORES E CHOCALHOS, DEMONSTRA INTERESSE DE LEITURA, POIS GOSTA DE MANIPULAR E OBSERVAR AS FIGURAS DO LIVRO DE BANHO, E POUPÁVEIS, INTERAGE COM OUTROS COLEGAS, PEGANDO NA MÃOZINHA, E SORRINDO PARA ELES, É BEM ATIVO E COMPLETARÁ SEIS MESES.  
Anotações do caderno do Arthur após as férias de julho.
Arthur esta cada dia mais ativo e não para, Engatinha de barriga para baixo, por todo lado,  deixou a mamadeira e come mingau todos os dias, no café da manhã, quando vê a caneca chegando o menino fica logo agitado, e abre a boca pedindo o alimento,  no almoço, também é assim, Arthur gosta das músicas que cantamos, sorri e bate palmas. Continua participando de todas as atividades.
Arthur no mês de outubro,
Nova descoberta
Esta aprendendo a ficar em pé sem apoio, por alguns segundos, O pai relatou que o menino esta fazendo tentativas por alguns segundos fica em pé e anda.
No dia 31/11/2017, Arthur descobriu que consegue andar.
Hoje brincando no tapete com Arthur colocamos  ele em pé e  chamamos ele, ele fez duas tentativas e na terceira ele andou, filmamos e colocamos no blog da sala Minuto do aprender.blogspot.com.br.
Evolução do Arthur no 2º semestre:
ARTHUR
AO VOLTAR DAS FÉRIAS ARTHUR NÃO DEMONSTROU NENHUMA DIFICULDADE DE SOCIALIZAÇÃO, AO CONTRÁRIO, ENTROU NA SALA NORMALMENTE E FOI BRINCAR, ARTHUR ESTÁ PEDINDO MAIS O COLO DA PROFESSORA, É CARINHOSO E QUERIDO COM TODOS, É SEMPRE MUITO ATIVO E EXPLORA TODOS OS ESPAÇOS DA SALA, NO MÊS DE OUTUBRO ARTHUR APRENDEU A FICAR EM PÉ, SEM APOIO POR POUCOS SEGUNDOS E AÍ ABAIXAVA, ELE TINHA MUITA VONTADE DE ANDAR. SEUS PAIS RELATARAM QUE EM CASA ELE ESTAVA TENTANDO DAR UNS PASSOS, QUANDO CONSEGUIA FICAVA BEM FELIZ, ENTÃO PASSAMOS A INCENTIVÁ-LO A ANDAR. NO DIA 31 DE NOVEMBRO DE 2017 ELE ANDOU COM ONZE MESES, ESTÁVAMOS BRINCANDO NO TAPETE DA SALA E ARTHUR FICOU EM PÉ E SENTOU, PERCEBEMOS QUE ESTAVA INSEGURO E ENTÃO FIQUEI NA FRENTE DELE, COLOCAVA ELE EM PÉ NA POSIÇÃO DE ANDAR, SOLTAVA A MÃO E O CHAMAVA, ELE TENTOU DUAS VEZES E NA TERCEIRA CONSEGUIU, SEMPRE QUE ANDA ELE ERGUE OS BRACINHOS ACIMA DA CABEÇA PARA FAVORECER O EQUILÍBRIO. SUA DENTIÇÃO ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO, ESTÃO NASCENDO QUATRO DENTES DE UMA VEZ, ARTHUR É UM MENINO ALEGRE E GOSTA DE TUDO QUE OFERECEMOS A ELE, SUA ALIMENTAÇÃO É SAUDÁVEL, POIS JÁ NÃO TOMA MAMADEIRA, COME MINGAU DE FARINHA LÁCTEA NO CAFÉ DA MANHÃ, NO ALMOÇO SE ALIMENTA DE SOPA E SEMPRE COME BEM, SABE TOMAR ÁGUA NO CANUDO TRADICIONAL, POIS SUA MÃE LHE TROUXE UMA GARRAFINHA COM CANUDINHO, CONSEGUE SEGURAR SEU COPO. SUA LINGUAGEM ESTÁ SE DESENVOLVENDO, GRITA E BALBUCIA PARA CHAMAR A ATENÇÃO, SE COMUNICA TAMBÉM ATRAVÉS DE GESTOS E COM O OLHAR, DORME RÁPIDO E SEMPRE APÓS O ALMOÇO, EXPLORA OS LIVROS DA ESTANTE TODOS OS DIAS, GOSTA DE OUVIR AS HISTÓRIAS NO MOMENTO DA LEITURA, EXPLORA BRINQUEDOS, MUITO BEM, NO PARQUE, EXPLORA TUDO, BRINCA COM A AREIA E COM BRINQUEDOS, ADORA OS CHOCALHOS, SABE BATUCAR NO BUMBO DE BRINQUEDO, SABE BATER PALMAS, E DANÇA E SE DIVERTE COM AS MÚSICAS CANTADAS NA SALA, É UM BEBÊ SAUDÁVEL E FOI UM IMENSO PRAZER PODER ACOMPANHÁ-LO DURANTE ESSE ANO.

Considerações Finais


Percebemos que as anotações nos cadernos, fotos e registros das atividades no blog, nos deu mais recursos de avaliação com mais exatidão, pois na correria do berçário/crecheI/II, fica difícil parar para anotar, mas fizemos um esforço extra entre um momento e outro conseguimos registrar momentos mais importantes de cada criança, estamos fechando o ano letivo com 12 alunos, começamos com 15 e tivemos até 17 no decorrer desse ano, por ser uma turma multisseriada  de zero a dois anos, e também por ter período, parcial e não mais integral matutino, tivemos inúmeras transferências de alunos e também diversas desistências, mudando trocando as crianças e assim passamos o ano todo com crianças em adaptação, o projeto alcançou as minhas expectativas, pois percebi que anotando o dia em que cada um aprendeu uma nova descoberta, me auxiliou muito na produção dos relatórios, assim tinha mais informações a respeito de cada criança, citamos apenas três exemplos, a fim de que nossas experiências venham a contribuir significativamente com o processo educativo da Escola Municipal de Educação Infantil Alto da Glória. Objetivos alcançados e melhor qualidade de planejamento dos projetos. Acreditamos também que nosso blog auxiliou muito na parte pedagógica e melhorou a nossa comunicação com os pais, pois assim eles compreenderam que nosso trabalho é pautado na teoria e Projeto Político Pedagógico da escola, e que o cuidar acontece simultaneamente com o educar, e que a relação professora aluno e professora pais e responsáveis foi construída com muito diálogo, amostras pedagógicas e trocando informações sobre a criança da casa para escola e da escola para casa em uma avaliação simultânea com os pais, pois ao final do ano os pais leram os relatórios e perceberam que todas as informações encontradas a respeito do desenvolvimento infantil já teríamos anteriormente conversado e avaliados juntos esse foi um dos principais avanços encontrados, pois os pais cada dia estão mais participativos do processo educativo e cada dia mais trazendo novas informações para a professora e questionando mais sobre a criança, seguindo também as sugestões da professora e até mesmo estão pedindo sugestões pra a professora de como eles devem ajudar no processo de alimentação, leitura, linguagem etc. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

SINOP, (MT). Prefeitura Municipal. Secretaria de Educação. Plano Político Pedagógico da educação Infantil,.Coordenadoria de EDUCAÇÃO INFANTIL 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Néia. Ana Paula. Blog Educativo: minutodoaprender.blogspot.com.br  , 2017.
HOFFMANN , Jussara. Avaliação e Educação Infantil: Um olhar sensível e reflexivo sobre a Criança. Porto Alegre:Mediação, 2012.
 Eu sou Oliver e etá é minha primeira laranja em outubro

Eu sou Maria Alice e esse é meu primeiro dia na sala  
Aqui aprendemos autonomia para nos alimentar!

Eu aprendi a andar com um ano e dois meses.
Eu sou Oliver e essa é minha primeira experiência com a sopa, eu gostei!

Eu sou Maria Alice e estou experimentando a areia pela primeira vez
Eu sou João Miguel e esse é meu primeiro dia na sala vou começar a tomar sopa com seis meses.
Eu sou o Felipe e aprendi a andar dois dias antes do meu Aniversário em Abril 
Eu sou o Arthur vim para a sala com seis meses e sabia comer a sopa e gosto muito.

Eu sou a Lorena e adoro brincar!

Eu sou a Rebeca e esse é meu primeiro dia na sala, adorei a aula com a bandinha.
Eu sou a Alice e adoro comer estou aprendendo a segurar a colher e consigo comer sozinha.

Eu sou a Mariana e adoro brincar de boneca. Minha primeira semana na sala. Consigo comer sozinha.
Experimentando as sensações: água morna
Brincadeira dirigida
ensaio para apresentação A casa sonolenta
Adicionar legenda
Adicionar legenda
Adicionar legenda
Adicionar legenda
Adicionar legenda
brincadeira dirigida: Túnel
Projeto Noite Cultural "A Casa sonolenta"
Leitura semanal com fantoche
Construindo um blog
Atividade Sensorial "Banho de mangueira na areia"
Projeto institucional interação família e escola "O Brincar juntos"
Socializando e construindo saberes no parque
Adicionar legenda
Parque

Brincadeira dirigida  roda cotia




Leitura semanal "Macaco danado"

 Projeto sensorial: experiencias sensações mingau de chocolate

 Brincando com o mingau de chocolate

 Projeto sensorial As sensações da brincando com amido de milho


 Autonomia no almoço



Semana da Pátria

Desfile  de fantasias dia da criança

Pique -Nique dia da criança

Projeto sensorial "O Som"

Projeto sensorial: 

Arthur


A casa sonolenta " Noite Cultural"