Bandinha
"Quando oferecemos música e um ambiente sonoro em diferentes situações,
permitimos que bebês e crianças iniciem intuitivamente, seu processo de musicalização.
Escutando os diferentes sons de brinquedos, dos objetos, do ambiente, e do próprio corpo,
há observação, descobertas e reações."
- UNESCO
Justificativa
O som é um recurso muito útil para estimular a atenção e o interesse dos bebês/crianças pequenas, pois eles são bem curiosos, e gostam muito de tudo que emite sons. Dessa forma, estamos utilizando este artifício para incentivar os alunos a conhecer diferentes ritmos e sons que estão presentes no dia-a-dia, com ênfase no uso da música, que é o que mais gostam.
Objetivo geral
Promover e utilizar objetos que possam emitir sons e, a partir dos instrumentos da "bandinha" (chocalhos, latas, etc), desenvolver o sentido da audição, em conjunto com as nossas músicas cantadas.
Objetivos específicos
• Possibilitar a interação das crianças através da música, gestos e dança.
• Explorar os objetos da "bandinha" livremente;
• Conhecer objetos sonoros diferentes, como brinquedos, livros, papel, alumínio, lata de leite em pó, etc;
• Ouvir, perceber e discernir diferentes sons e produções musicais;
• Conhecer o som de alguns animais e reproduzi-los.
Recursos
• Livros de histórica que emitem som;
• Brinquedos sonoros;
• Bandinha;
• Latas de leite ninho vazias;
• Histórias narradas em voz alta;
• Músicas e CD's;
• Chocalhos de arroz, milho, feijão, etc.
Avaliação
Desde o primeiro contato, todas as crianças participaram, interagindo com os instrumentos, sem hesitar. A atividade durou cerca de 20 minutos; todos brincaram e se divertiram muito, como pode ser visto no vídeo. Daremos continuidade a essa atividade no decorrer das próximas aulas.
(Para uma melhor experiência, assista ao vídeo em tela cheia.)