Atividade baseada em Maria Montessori, médica psiquiatra e pedagoga italiana que desenvolveu o Método Pedagógico Científico, que ia contra os métodos tradicionais de ensino e consistia em preparar um ambiente, criado pelo(a) professor(a), atraente e adaptado às necessidades de aprendizagem das crianças que, por sua vez, teriam a liberdade para expressar-se e escolher o que quisessem aprender, tudo organizado com espaços diversos e materiais que serviriam como apoio para que as crianças possam ser protagonistas do conhecimento sobre o objeto e seu uso social. Nós escolhemos organizar nossa sala em cantinhos que ficam à disposição para as crianças explorarem o que escolherem.
Objetivos e recursos
- Tato: manipulação dos brinquedos;
- Visão e audição: objetos coloridos e diversos chocalhos despertam curiosidade e interesse, estimulando esses sentidos;
- Autonomia: escolher entre diversas opções dos cantinhos (da leitura, dos brinquedos, espelho grande, tenda de circo, brinquedos pendurados no teto com elástico, da alimentação) para explorar, além de atividades dirigidas que estimulam o conhecimento do corpo e as sensações;
- Motricidade: bambolês pendurados no teto por elástico que fica à disposição das crianças na altura correta, túnel, entre outros, circuito, entre outros.