"Considerada em todos os seus processos ativos (a audição, o canto, a dança, a percussão corporal
e instrumental, a criação melódica) a música globaliza naturalmente os diversos aspectos a serem
ativados no desenvolvimento da criança: cognitivo/ lingüístico, psicomotor, afetivo/ social".
(Ferreira, p.12, 2002) in apud Desenvolvimento Infantil:
Importância das Atividades Operacionais na Educação Infantil.
BATISTA, Cleide Vitor Mussini (UEL); DUARTE, Bruna da Silva (UEL).
BATISTA, Cleide Vitor Mussini (UEL); DUARTE, Bruna da Silva (UEL).
Objetivos e recursos
- Bandinha: Explorar os sons dos instrumentos musicais, manipular (tatear) os instrumentos musicais;
- Canções: Desenvolver a concentração;
- Gestos: Desenvolver a linguagem , memória, e a fala, a repetição e a dança.
Justificativa
A bandinha é um excelente recurso por despertar a curiosidade e atenção das crianças, e a música é uma forma de desenvolverem ritmo, harmonia, memória, fala, entre várias outras habilidades.
Avaliação
As crianças brincaram, os bebês menores ficaram bem entretidos com os sinos, cantamos a música "Meu sininho" (meu sininho, meu sinão, bate de mansinho, dim, dim, dom...), enquanto balançávamos o sino. Bateram palmas e sorriram, todos manipularam algum tipo de objeto durante a atividade, a maioria já entendeu que o tamborzinho é feito para bater, exceto a pequena Lorena, que resolveu sentar-se no mesmo, brincando de faz de conta. Atividade avaliada como positiva para o desenvolvimento de todos.