Música

Visitas recentes no blog

sábado, 1 de julho de 2017

Continuidade do Projeto Sensorial: "O som e o tato"

"Considerada em todos os seus processos ativos (a audição, o canto, a dança, a percussão corporal
 e instrumental, a criação melódica) a música globaliza naturalmente os diversos aspectos a serem
 ativados no desenvolvimento da criança: cognitivo/ lingüístico, psicomotor, afetivo/ social".
(Ferreira, p.12, 2002) in apud Desenvolvimento Infantil:
Importância das Atividades Operacionais na Educação Infantil.
BATISTA, Cleide Vitor Mussini (UEL); DUARTE, Bruna da Silva (UEL).

Objetivos e recursos
  • Bandinha: Explorar os sons dos instrumentos musicais, manipular (tatear) os instrumentos musicais;
  • Canções: Desenvolver a concentração;
  • Gestos: Desenvolver a linguagem , memória, e a fala, a repetição e a dança.
Justificativa

        A bandinha é um excelente recurso por despertar a curiosidade e atenção das crianças, e a música é uma forma de desenvolverem ritmo, harmonia, memória, fala, entre várias outras habilidades.

Avaliação

        As crianças brincaram, os bebês menores ficaram bem entretidos com os sinos, cantamos a música "Meu sininho" (meu sininho, meu sinão, bate de mansinho, dim, dim, dom...), enquanto balançávamos o sino. Bateram palmas e sorriram, todos manipularam algum tipo de objeto durante a atividade, a maioria já entendeu que o tamborzinho é feito para bater, exceto a pequena Lorena, que resolveu sentar-se no mesmo, brincando de faz de conta. Atividade avaliada como positiva para o desenvolvimento de todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário