Justificativa
Os livros fazem parte dos nossos momentos todos os dias na Educação Infantil, na sala do Creche I/II multisseriada matutino, considerando o contato e manipulação diária que fazemos de livros de diversas texturas e tamanhos, e outros materiais de leitura como revistas, panfletos etc... nós montamos junto com as crianças o cantinho da leitura, lugar que deixamos os livros expostos nas estantes acessíveis as crianças, local também que fazemos leituras e dramatizações de histórias, e diversos gêneros são contados, essa história em particular é uma das preferidas da turminha, então decidimos indicar e será trabalhada os objetivos, atividades e a música, trazendo os primeiros conceitos matemáticos de quantificar e contar.
Objetivos
• Desenvolver o comportamento leitor das crianças;
• Promover a partir da música, a atenção das crianças promovendo uma parlenda cantada;
• Conhecer e aprender sobre a galinha, o som, a forma, etc;
• Brincar com a imaginação e a fantasia através da arte;
• Estimular, através da música e parlendas, interesse sobre “galinhas”, noções básicas de matemática, como contar e identificar quantidades;
• Conhecer as cores primárias e numerais até o dez.
Conteúdo programático/Recursos
• Músicas;
• Linguagem oral e escrita (livros, histórias);• Danças e gestos;
• Noções básicas de matemática;
• Dramatizações e fantoches;
• Recursos didáticos;
• Cartazes;
• Aparelho de som;
• DVD player;
• Televisão;
• Papéis;
• Tinta guache;
• Caixas, bolinhas coloridas;
• Dobradura de galinha, atividades impressas.
Desenvolvimento
Começamos cantando músicas sobre a galinha:
A galinha do vizinho bota ovo amarelinho (Márcio Coelho e Ana Favoretto)
A galinha do vizinho bota ovo amarelinho
Bota um, bota dois, bota três,
Bota quatro, bota cinco, bota seis,
Bota sete, bota oito, bota nove, bota dez!
A galinha magricela (G. Monreal e Edgard Poças)
Eu conheço uma galinha, a galinha da vizinha
Avezinha magricela e depenada
Quem tem pena da galinha, avezinha depenada
A galinha magricela da vizinha
Bota ovos pela sala, no banheiro e na cozinha
Ela bota, bota, bota sem parar
A galinha magricela bota ovos sem parar
A galinha magricela é magrela de botar
Galinha pintadinha (Juliano Prado e Marcos Luporini)
Quem é que tem um monte de pintinha?
Quem é que tema pena azulzinha?
Quem é que tem a crista vermelhinha?
Quem é que tem a perna amarelinha?
[...]
A galinha pintadinha e o galo Carijó
A galinha usa saia e o galo palitó-tó-tó...
Contar a história, mostrando as ilustrações do livro, durante sete aulas, apresentar os numerais, observar as imagens, as cores, as formas, etc.
Atividades propostas
• A professora irá trazer a dobradura da galinha e
depois eles irão pintar com o dedo, individualmente;
• Vamos pintar uma galinha desenhada na cartolina
grande, para que sintam a textura da tinta, vamos utilizar a cor amarela para
apreender sobre ela;
• Vamos decorar os ovos recortados de papel cartão
também amarelo com cascas de ovos.
• Vamos criar um poleiro para as galinhas de papel, utilizando um galho de árvore;
• Vamos expor nossos trabalhos, colocando um
cartaz com os numerais até dez para que possamos contar as quantidades de
ovos de cada ninho;
• Brincadeira dirigida: Fazer três caixas com três galinhas e
decorar uma de cada cor (azul, amarelo e vermelho, cores primárias) e depois vamos pedir
para que coloquem a bolinha colorida da mesma cor na caixa correspondente. E um
dado com os numerais até seis, que iremos jogar e ver que número cai, pegar
as bolinhas correspondentes e colocar na caixa diferenciando as cores.
Avaliação
Será de forma mediadora e constante, por meio de
observações, mediações e intervenções, pois conforme Hoffmann, p.19, 2012:
"[...] o que faz toda a avaliação ser mediadora é a postura mediadora do professor.
Sem a promoção de desafios adequados, a partir do que este observou e refletiu,
é altamente improvável que as crianças venham a construir, “da maneira
mais significativa possível” os conhecimentos necessários ao seu desenvolvimento,
isto é, sem que ocorra uma avaliação pedagógica mediadora (desafiadora e provocativa).
(Aspas da autora)
Referências
HOFFAMAN, Jussara. Avaliação e educação infantil: um olhar sensível e flexível sobre a criança. Ed. Mediação, 2012.
Site: Acesso em: 24/08/2017.
VILELLA, Bia. A galinha do vizinho bota ovo amarelinho. Ed. Escala Educacional, 1998.
HOFFAMAN, Jussara. Avaliação e educação infantil: um olhar sensível e flexível sobre a criança. Ed. Mediação, 2012.
Site:
VILELLA, Bia. A galinha do vizinho bota ovo amarelinho. Ed. Escala Educacional, 1998.
Muito bom o conteúdo, obrigada pelo apoio. Continue incentivando a educação e as educadoras.
ResponderExcluirAdorei, parabéns
ResponderExcluir