Música

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domingo, 3 de setembro de 2017

Indicação Literária: "A galinha do vizinho bota ovo amarelinho"


Justificativa

       Os livros fazem parte dos nossos momentos todos os dias na Educação Infantil, na sala do Creche I/II multisseriada matutino, considerando o contato e manipulação diária que fazemos de livros de diversas texturas e tamanhos, e outros materiais de leitura como revistas, panfletos etc... nós montamos junto com as crianças o cantinho da leitura, lugar que deixamos os livros expostos nas estantes acessíveis as crianças, local também que fazemos leituras e dramatizações de histórias, e diversos gêneros são contados, essa história em particular é uma das preferidas da turminha, então decidimos indicar e será trabalhada os objetivos, atividades e a música, trazendo os primeiros conceitos matemáticos de quantificar e contar.

Objetivos

       • Desenvolver o comportamento leitor das crianças;
       • Promover a partir da música, a atenção das crianças promovendo uma parlenda cantada;
       • Conhecer e aprender sobre a galinha, o som, a forma, etc;
       • Brincar com a imaginação e a fantasia através da arte;
       • Estimular, através da música e parlendas, interesse sobre “galinhas”, noções básicas de matemática, como contar e identificar quantidades;
       • Conhecer as cores primárias e numerais até o dez.


Conteúdo programático/Recursos


       • Músicas;
       • Linguagem oral e escrita (livros, histórias);
       • Danças e gestos;
       • Noções básicas de matemática;
       • Dramatizações e fantoches;
       • Recursos didáticos;
       • Cartazes;
       • Aparelho de som;
       • DVD player;
       • Televisão;
       • Papéis;
       • Tinta guache;
       • Caixas, bolinhas coloridas;
       • Dobradura de galinha, atividades impressas.

Desenvolvimento

       Começamos cantando músicas sobre a galinha:


A galinha do vizinho bota ovo amarelinho (Márcio Coelho e Ana Favoretto)

A galinha do vizinho bota ovo amarelinho
Bota um, bota dois, bota três,
Bota quatro, bota cinco, bota seis,
Bota sete, bota oito, bota nove, bota dez!

A galinha magricela (G. Monreal e Edgard Poças)

Eu conheço uma galinha, a galinha da vizinha
Avezinha magricela e depenada
Quem tem pena da galinha, avezinha depenada
A galinha magricela da vizinha
Bota ovos pela sala, no banheiro e na cozinha
Ela bota, bota, bota sem parar
A galinha magricela bota ovos sem parar
A galinha magricela é magrela de botar

Galinha pintadinha (Juliano Prado e Marcos Luporini)

Quem é que tem um monte de pintinha?
Quem é que tema pena azulzinha?
Quem é que tem a crista vermelhinha?
Quem é que tem a perna amarelinha?
[...]
A galinha pintadinha e o galo Carijó
A galinha usa saia e o galo palitó-tó-tó...

       Contar a história, mostrando as ilustrações do livro, durante sete aulas, apresentar os numerais, observar as imagens, as cores, as formas, etc. 

Atividades propostas

       • A professora irá trazer a dobradura da galinha e depois eles irão pintar com o dedo, individualmente;
       • Vamos pintar uma galinha desenhada na cartolina grande, para que sintam a textura da tinta, vamos utilizar a cor amarela para apreender sobre ela;
       • Vamos decorar os ovos recortados de papel cartão também amarelo com cascas de ovos.
       • Vamos criar um poleiro para as galinhas de papel, utilizando um galho de árvore;
       • Vamos expor nossos trabalhos, colocando um cartaz com os numerais até dez para que possamos contar as quantidades de ovos de cada ninho;
       • Brincadeira dirigida: Fazer três caixas com três galinhas e decorar uma de cada cor (azul, amarelo e vermelho, cores primárias) e depois vamos pedir para que coloquem a bolinha colorida da mesma cor na caixa correspondente. E um dado com os numerais até seis, que iremos jogar e ver que número cai, pegar as bolinhas correspondentes e colocar na caixa diferenciando as cores.

Avaliação

Será de forma mediadora e constante, por meio de observações, mediações e intervenções,  pois conforme Hoffmann, p.19, 2012:
"[...] o que faz toda a avaliação ser mediadora é a postura mediadora do professor.
Sem a promoção de desafios adequados, a partir do que este observou e refletiu,
é altamente improvável que as crianças venham a construir, “da maneira
mais significativa possível” os conhecimentos necessários ao seu desenvolvimento,
isto é, sem que ocorra uma avaliação pedagógica mediadora (desafiadora e provocativa).
(Aspas da autora)



Referências

HOFFAMAN, Jussara. Avaliação e educação infantil: um olhar sensível e flexível sobre a criança. Ed. Mediação, 2012.
Site: Acesso em: 24/08/2017.
VILELLA, Bia. A galinha do vizinho bota ovo amarelinho. Ed. Escala Educacional, 1998.

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