Música

Visitas recentes no blog

domingo, 11 de março de 2018

Sala temática Sensorial: "A Beleza de ser um eterno aprendiz"

COLOCANDO EM PRÁTICA A ESTIMULAÇÃO PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DOS BEBÊS DO CRECHE I "A" MATUTINO 
E. M.E.I ALTO DA GLÓRIA 
PROFESSORA ANA PAULA NÉIA
AUXILIARES: ROSENIR ALEXANDRE E GISLAINE

    Estamos enriquecendo a sala com brinquedos produzidos na escola com os recursos que temos, coisas muito simples, mas que proporcionam para os bebês muitas experiências, proporcionando autonomia nos momentos de brincar. Em fevereiro colocamos um bambolê suspenso por elástico envolvido com uma cortina de fitas de cetim, de muitas cores vibrantes, as fitas foram costuradas para que não solte quando o bebê puxar. Outro brinquedo interessante que fizemos foi o móbile de brinquedos, colocamos argolas, brinquedos sonoros, de diversas texturas, prendemos tudo com elástico colorido, que proporcionam aos bebês momentos de muita brincadeira.
Fizemos uma caixa surpresa, colocamos papéis como: seda, camurça, celofane, crepom,  plástico bolha, papel de presente, retalhos de TNT e alguns brinquedos escondidos para que pudessem encontrar, essa caixa estimula os sentidos do tato, visão e audição, pois alguns plásticos fazem barulhos. Fizemos as garrafinhas pet pequenas, colocamos grãos, pedras, diversos para a produção de diversos sons.
Objetivos:
 Piscina de bolinhas: estimular a visão através das cores e também o sentido do tato, ajuda a criança desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio;
Cama elástica:coordenação motora e o equilíbrio;
Caixa surpresa sensorial: desenvolve a habilidade de concentração da criança, desenvolve a habilidade do tato, audição, visual, estimula a capacidade de manipulação, observação e localização de onde estão os materiais;
Móbiles de bambolês  e de fitas: desenvolve a autonomia, o sensorial percepção e motora;
Caixa com seis buracos para encaixar as bolas coloridas: desenvolver a coordenação motora global e fina, estimula a visão auxilia a criança a perceber o espaço (pontos a observar nesta brincadeira- 
1) O bebê atira objetos ao chão propositalmente?
2) Se desperta a curiosidade de procurar os objetos dentro da caixa?
3)Se interage com os colegas?
4) Se tem interesse visual e de contato com a brincadeira proposta?
5) Se consegue colocar a bola no buraco?
6) Para os mais de um ano e meio se faz associações de cores?
7) Se a criança fica atenta aos sons?

 Avaliação - observação- reflexão

Estamos todos no processo de adaptação, as crianças começam a se apropriar dos espaços da sala e parque, normalmente exploram tudo, algumas mais ativas, outras mais calmas, mas já percebe-se que começam a fazer amizades interagindo umas com as outras brincando perto e também gostam de tocar umas nas outras, passam a mão no rosto dos colegas, seguram no pezinho do colega, passam a mão no rosto da professora, são carinhosas, chamam a tenção quando querem alguma coisa, Na atividade do parque brincam calmamente, e nas atividades de piscina de bolinhas e cama  elástica brincam aproximadamente dez minutos depois se cansam e sempre encerramos neste tempo, gostam de dormir após as atividades recreativas. A maioria esta aceitando bem as refeições. Na atividade das caixas as crianças exploraram muito bem, e também conseguem Antony tem um ano e consegue caminhar, consegue jogar um objeto de propósito ao chão, consegue colocar as bolas no buraco da caixa, mas não associa cores, pois são as primeiras experiências deles com a caixa, os bebês menores como a Thamili de dez meses, consegue engatinhar e se levantar na caixa coloca a bolinha no buraco e tenta retirá-la pelo mesmo buraco que colocou, Isack de oito meses colocou a bola, virou a caixa e encontrou as bolinhas, Sofhia explorou bem a caixa e queria retirar as bolinhas da caixa, os bebês de cinco e seis meses colocaram a bola na boca.

  "A criança aprende brincando... e brincando ela é feliz." - Rubem Alves
[Clique em uma das fotos e passe para o lado]





[Para uma melhor experiência, assista ao vídeo em tela cheia]

Nenhum comentário:

Postar um comentário