Psicomotricidade: As habilidades dos bebês em desenvolvimento na creche I na E.M.E.I ALTO DA GLÓRIA.
O que é psicomotricidade?
Segundo a Associação Brasileira de Psicomotricidade : "A psicomotricidade é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização." (Associação Brasileira de Psicomotricidade fonte: (https://psicomotricidade.com.br/sobre/o-que-e-psicomotricidade/).
Neste contexto percebemos a importância deste tema para as crianças, e principalmente os bebês que temos na nossa turma de zero a um ano e seis meses, e então faremos uma pequena reflexão sobre o tema e como ele se constitui de forma contextualizada através do movimento, do intelecto e do afeto, com todas as atividades no cotidiano na nossa turma do creche I "A" Matutino que são inteiramente desenvolvidas dentro da Proposta Pedagógica da Educação Infantil e BNCC , na qual o eixo principal é Interação e Brincadeiras.
"A Psicomotricidade baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, sensoriomotoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto psicossocial. Ela se constitui por um conjunto de conhecimentos psicológicos, fisiológicos, antropológicos e relacionais que permitem, utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com o intento de favorecer a integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos.” (Costa,2002) in (https://psicomotricidade.com.br/sobre/o-que-e-psicomotricidade/).
Há muitos projetos desenvolvidos em nossa instituição e todos corroboram para o desenvolvimento integral da criança, temos o projeto Institucional que aborda Artes Plásticas, Artes Cênicas, Brincadeiras, esse projeto ´tem o maior foco voltado para o desenvolvimento da interação e socialização das crianças , acontece uma vez por semana e cada semana abordamos um tema no qual todas as crianças da escola são envolvidas, brincam juntas. Também temos um projeto com duas turmas de creches II e II "A" em que trabalhamos a música em todos os contextos.
Temos também o projeto da nossa turma que foi inicialmente elaborado com nossa problemática, resolvemos focar nas Descobertas dos Bebês com o tema: \"Descoberta da Identidade - conhecer-se" pois são muito curiosos e adoram desafios, a cada movimento descobriam a mãozinha, o pezinho, a boca, o sons que produzem, são tantas descobertas que tivemos a ideia de desenvolver um projeto nessa direção.
Descobertas motoras : O que os bebês podem fazer?
São através das experiências é que eles descobrem seus limites e superam as dificuldades, resolvem conflitos de interesse e despertam sua curiosidade, são autônomos e se apropriam dos espaços.
Aqui vemos a psicomotricidade engajada em todos os projetos, tudo que fazemos, ao aprender a segurar algo, aprender, a segurar a mamadeira o copinho, a colher, a chutar uma bola, ao cair aprender se levantar, se arrastar, andar, correr, pular, subir em um caixote e descer, entar em uma caixa e perceber que não sabe sair, procuram uma solução, ou tentando sair ou chamando atenção da professora e auxiliares para retirá-lo da caixa. São essas simples reflexões que temos feito e assim sempre podemos buscar novos recursos, novas brincadeiras, novos projetos.
|
Objetivo do túnel é : desenvolver a capacidade motora, percepção espacial e faz com que a criança se localize no espaço.
|
|
HELOÍSA TEM SETE MESES E CONSEGUE PASSAR ATÉ A METADE DO TÚNEL E VOLTAR, TAMBÉM REALIZA MOVIMENTOS COMPLEXOS PARA SUA IDADE TAIS COMO: FICA EM PÉ COM APOIO, SOBE EM CAIXAS DE PAPELÃO, TEM BOM EQUILÍBRIO, E ÓTIMA PREENSÃO PALMAR, É ÁGIL, E ENGATINHA DE GATAS, COM AGILIDADE. |
|
HENRIQUE TEM 11 MESES : TEM FORÇA NOS BRAÇOS CONSEGUE SEGURAR SEU CORPO, TEM EQUILÍBRIO AO ANDAR COM APOIO, ESTÁ FAZENDO TENTATIVAS DE CAMINHAR. |
|
ANTONY TEM UM ANO E CONSEGUE PASSAR DIVERSAS VEZES PELO TÚNEL, ANDA DESDE OS SEUS NOVE MESES. |
|
ANNA SOPHIA TEM ONZE MESES E CONSEGUE PASSAR PELO TÚNEL COM TRANQUILIDADE , ELA PASSOU DIVERSAS VEZES, ANNA CONSEGUE FICAR EM PÉ POR ALGUNS SEGUNDOS SEM APOIO, ESTA QUASE ANDANDO. |
|
THAMILI TEM UM ANO E ANDA DESDE OS DEZ MESES, TEM BOM EQUILÍBRIO, ÓTIMA ATENÇÃO E GOSTA DE EXPLORAR O TÚNEL DIVERSAS VEZES. |
|
ESSA FOTO É DO INÍCIO DO SEMESTRE QUANDO ESTER E HEITOR AINDA NÃO ENGATINHAVAM DE QUATRO E APENAS SE EMPURRAVAM DE BARRIGA. |
|
FOTO DO INÍCIO DO ANO QUANDO NECESSITAVA DE APOIO PARA SENTAR, AGORA ENGATINHA DE QUATRO (GATAS) |
|
PISCINA DE BOLINHAS ÓTIMO RECURSO PARA O EQUILÍBRIO E TAMBÉM EFETUAM A PREENSÃO PALMAR AO SEGURAR AS BOLINHAS, AS CORES SÃO ÓTIMAS PARA ESTIMULAR A VISÃO. |
|
ESTIMULANDO A MARCHA DO ENGATINHAR, A PROFESSORA DEVE FALAR E MOSTRAR O MOVIMENTO DE UM PÉ , DEPOIS OUTRO PÉ NA ESCADA DO ESCORREGADOR, E AO ESCORREGAR ELES DOMINAM O EQUILÍBRIO DO CORPO, INDICADO PARA CRIANÇAS DE UM ANO. |
|
THAMILI TEM ÓTIMA ATENÇÃO E ASSIM COMO SEUS COLEGAS CONSEGUE COLOCAR AS BOLAS NO BURACO DA CAIXA, ESSA CAIXA É ÓTIMA PARA QUE DESENVOLVAM AS HABILIDADES MOTORAS GLOBAL E FINA. |
|
ISACK GABRIEL NO INÍCIO DO ANO ENGATINHAVA DE BARRIGA, MAS ATUALMENTE AO FIM DO SEMESTRE ESTA ENGATINHADO DO GATAS E CONSEGUE FICAR EM PÉ COM APOIO. |
|
HENRIQUE ASSIM COMO SEUS COLEGAS GOSTA DE EXPLORAR O AMBIENTE ORGANIZADO, FICA EM PÉ COM FIRMEZA . |
|
THAMILI CAMINHA COM SEGURANÇA E CONSEGUE CORRER |
|
ANNA SOPHIA ADORA EXPLORAR TUDO, NESTAS FOTOS ELA TINHA RECENTEMENTE COMEÇADO A ENGATINHAR DE GATAS. ATUALMENTE ESTA QUASE ANDANDO. |
|
LUIS FELIPE GOSTA MUITO DO ESCORREGADOR E AJUDA A EXERCITAR SUAS PERNAS, AO SUBIR, ELE SOBE COM AUXÍLIO E JÁ DESCE SOZINHO. |
|
FOTOS DO INÍCIO DO SEMESTRE |
|
ESSES EXERCÍCIOS SÃO PARA ESTIMULAR AS SENSAÇÕES, MAS COMO PODEMOS PERCEBER AO ANDAR, CAMINHAR, MOVIMENTAR O CORPO OS BEBÊS ESTÃO EXERCITANDO SIMULTANEAMENTE SEU COGNITIVO E MOTRICIDADE, NÃO TEM COMO SEPARÁ-LAS. |
|
AQUI A SOPHIA GABRILLY E SEUS AMIGOS ESTÃO APERTANDO ESSE POLVILHO COM AS MÃOS EXERCITANDO SUA PREENSÃO PALMAR, SUA FORÇA, SEUS SENTIDOS ATRAVÉS DO CONTATO COM O
POLVILHO.
|