Nossa turma: Creche I "A" Matutino
Auxiliares: Rosenir Alexandre (estudante de pedagogia) e Gisleny Luciano (estudante CEJA).
Professora: Ana Paula Néia.
Dados da aula: pequenas partes adaptadas do portal do MEC.
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
• Proporcionar condições de desenvolver o tato dos pequenos;
• Permitir que os bebês interajam com materiais diversificados;
• Explorar os espaços da instituição de Educação Infantil;
• Fotografar as atividades para fim de registro do trabalho pedagógico.
• Permitir que os bebês interajam com materiais diversificados;
• Explorar os espaços da instituição de Educação Infantil;
• Fotografar as atividades para fim de registro do trabalho pedagógico.
Duração das atividades:
• Manipulando tecidos coloridos (30 minutos); brincando na caixa de areia (30 minutos); explorando o sagu (30 minutos).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
• Essa atividade não exige conhecimento prévio, mas foi pensada para crianças que tenham entre seis e dezoito meses.
• Destaca-se que o professor de Educação Infantil que trabalha com bebês deve planejar atividades que permitam que o contato das crianças com o mundo concreto seja expandido. Para isso, segue aqui sugestão de atividade que permite o (re)conhecimento do mundo a partir da manipulação de materiais e espaços diversificados.
Estratégias e recursos da aula:
• Se tratando de uma proposta de atividade para o berçário, o professor pode fazer uma atividade por dia, levando em consideração o tempo que os bebês conseguem participar de atividades coletivas e a rotina de cuidado específica da faixa-etária.
Materiais utilizados:
• Tecidos coloridos e com texturas diversificadas;
• Tapete;
• Brinquedos de areia ou potes de sucata;
• Sagu cozido em água, sem açúcar ou corante;
• Papel celofane colorido para forrar o chão; nós usamos plástico bolha;
• Banheira ou piscina de plástico;
• CD com músicas tranquilas (Sugestão - Canções de Ninar "Palavra cantada").
1º Momento - Brincando com caixas de papelão (adaptação minha nesta aula):
• Confeccionamos uma caixa com macarrões de piscina; eles amaram e enchemos de bolinhas coloridas, na acolhida e momento do banho.
3º Momento: Explorando o sagu (30 minutos):
Avaliação:
• Foi muito divertido, eles brincaram e experimentaram teve alguns que não gostaram, tem uma criança que não toca em texturas moles, apenas aceita pintar com a mãozinha com tinta, vamos continuar desenvolvimento outras texturas para estimular apequena a participar.
2º Momento - Explorando a caixa de areia (30 minutos):
• O professor deve levar os bebês até a caixa de areia da instituição de Educação Infantil. É importante que o professor avalie as condições objetivas do tempo e do espaço como por exemplo, avaliar se a areia está seca e limpa, se o dia está ensolarado e se o horário do sol é adequado aos bebês. Tendo visto tudo isso, pode-se levar brinquedos de areia como baldes, potes, pás, formas etc. Se a instituição não dispuser desses recursos, potes de sucatas podem ser utilizados.
3º Momento: Explorando o sagu (30 minutos):
• Cozinhar o sagu só com água de preferência no dia anterior, para que o preparado esteja frio no momento do contato com o corpo das crianças. Sugerimos que a atividade seja desenvolvida dentro de uma banheira ou piscina de plástico. Se a instituição não dispuser desse recurso, o professor pode forrar o chão com papel celofane colorido, pois como o sagu cozido fica transparente, o papel celofane como base da atividade causa um efeito colorido e divertido! Com o espaço preparado, o professor deve deixar os bebês só de fraldas, disponibilizar o sagu em potes e espalhar um pouco sobre o papel celofane para encorajar os bebês a tocarem nas "bolinhas melecadas". Durante o contato dos bebês com o material, o professor deve verbalizar para seu grupo o que estão experimentando, significando as ações e sensações que venham a surgir.
•Aconselhamos o registro fotográfico de todos os momentos da aula, para fins de avaliação do trabalho pedagógico desenvolvido e a futura disponibilização das fotografias para as famílias.
• Materiais necessários: sagu, panela, água, papel celofane, potes plásticos.
Modo de preparo: Fora de sala o professor cozinha o sagu, conforme as instruções na embalagem, usando apenas água.
• Foi muito divertido, eles brincaram e experimentaram teve alguns que não gostaram, tem uma criança que não toca em texturas moles, apenas aceita pintar com a mãozinha com tinta, vamos continuar desenvolvimento outras texturas para estimular apequena a participar.