Professora : Ana Paula e auxiliares Larissa, Aline e Bruna
Turma : Creche II A Matutino
JUSTIFICATIVA:
As crianças estão na fase sensório motora e assim necessitam de estímulos sensoriais, estímulos no (Corpo) psicomotricidade, apreender sobre como controlar suas emoções, promovendo o desenvolvimento físico, cognitivo, social e cultural. A vertente do projeto surgiu na semana de adaptação, pois choravam na acolhida e quando colocávamos músicas animadas para dançar como, Estátua, Tchu, Thuê, Seu Lobo se Veste, Carangueijo, Borboletinha, Galinha Pintadinha, Pintinho Amarelinho, e outras eles paravam de chorar e participavam, também adoravam as máscaras dos personagens das músicas e assim foram cada vez mais se envolvendo nas brincadeiras musicais.
OBJETIVO GERAL:
Comunicar-se e expressar-se pensamentos e emoções; descobrir-se; conhecer-se e socializar-se com adultos e crianças, por meio da música, teatro e dança e roda de conversa, também ampliar suas percepções sensoriais através de experiências.
OBJETIVOS:
- Ensinar sobre as diferentes funções do corpo humano;
- Conhecer o próprio corpo;
- Descobrir as partes do corpo humano e suas diferentes capacidades de movimentação e função;
- Despertar os cinco, sentidos;
- Aprender sobre a importância de cuidar da higiene do nosso corpo;
- Oportunizar momentos de expressão corporal e histórias sobre o corpo humano;
- Promover a auto-estima;
- Reconhece-se como sujeito, reconhecer suas origens, reconhecer o outro.
- Superar limitações;
- Desenvolver autonomia “vestir, calçar, expressar, alimentação, organização dos seus pertences e brinquedos da sala”;
- Desenvolver a coordenação motora fina e ampla “visualizar”e representar a escrita;
- Controlar o próprio corpo “impulso, equilíbrio e movimento;
- Promover o Faz de conta.
- Promover a dança
- Desenvolver a expressão da Artes Cênicas,
- Promover a musicalização.
- Promover a leitura e Contação de histórias;
- Valorizar suas próprias produções artísticas;
- Interagir e ampliar conhecimento sonoro, expressando-se oralmente e corporalmente a música através da dança;
- Confeccionar instrumentos musicais de sucata e explorá-los;
- Conhecer e aprender as brincadeiras de roda;
CONTEÚDO:
Ø As partes do corpo;
Ø Vídeos e músicas, danças e gestos;
Ø As sensações;
Ø Início do reconhecimento da identidade;
Ø Higiene do corpo: banho pedagógico;
Ø Autonomia ao alimenta-se, vestir-se e guardar seus pertences e objetos da sala, (brinquedos, copos, mamadeiras etc;
Ø Controlar o próprio corpo, impulso, equilíbrio e movimentos
Ø Circuitos das sensações com os pés;
Ø Musicalização com recursos de máscaras e fantoches e instrumentos musicais de sucata
Ø Coordenação fina e ampla subir e descer escorregadores e brinquedos, (massinha, jogos de encaixar o palito nos potes e blocos lógicos);
Ø Noções de medida do próprio corpo.
Ø Faz de conta: vestir-se de fantasias; brincadeiras de carrinho, bonecas e casinha.
Ø Linguagem corporal , oral, expressões faciais e gestos:
Ø (dramatizações de músicas e histórias, leitura diária, livros diversos para exploração visual, tátil e auditiva.
Ø Grafismo (giz de cera formato de ovo confeccionado pela professora, giz colorido, tintas guache, cartazes com letra de música.
Ø Artes plásticas: pintura no plástico bolha (experiência da descoberta do som das bolhas e sensações).
Ø Projeto institucional self service: higiene bucal e das mãos. Braços dedos etc...
Ø Projeto institucional: artes cênicas no palco:
Ø Apresentação da história os três porquinhos contada pela professora com fantoches de palito
Ø Culminância do projeto do copinho assim mexer no palco dança da turma com fantasias e máscaras, das músicas trabalhadas na sala.
Ø Assistimos outras apresentações: A Festa no Céu, Os Três Jacarezinhos, A Dona Baratinha, o Pano Encantado, Músicas de Movimento para Dançar Junto;
Ø Páscoa:
Ø Gênero receita de bolo: experiência de fazer receita do bolo de brigadeiro na sala com as crianças; experimentando os sabores, cheiros e texturas;
Ø Artes com carimbos das digitais sobre o tema e noção de cores;
Ø Vídeos e músicas sobre a páscoa no not book; dia das mães dia dos pais, etc...
Lembrancinhas.
EXPERIÊNCIAS E
RECURSOS
Ø Promover rodinhas com atividades e músicas sobre o corpo humano;
Ø Debates informais sobre tipos de: cor dos olhos, cabelos, pele, etc;
Ø Perguntas sobre partes do corpo;
Ø Observar-se em um espelho para aprender a importância da percepção do seu “EU”;
Ø Medir o peso, altura, tamanho dos pés;
Ø Desenhar em papel Kraft a silhueta de um menino e de uma menina;
Ø Desenhar o auto -retrato em uma folha;
Ø Fazer bonecos com a reciclagem de jornais;
Ø Pintura em plástico bolha, papel pardo, e cartolina;
Ø Receitas;
Ø Circuito sensorial (placas de papelão cada uma com uma sensação diferente;
Ø Brinquedos e brincadeiras nos diferentes espaços da escola;
Ø Dançar diariamente com caixa de som;
Ø Faz de conta semanalmente com fantasias e objetos sobre o tema;
Ø Experiencias de sensações no corpo, banho, areia, massinha, tintas, gelatina, pintura do rosto, tapete das sensações, texturas diversas.
Ø Leituras de livros diárias, ou fantoches,
Ø Caixa musical contendo: máscaras, fantoches, personagens das músicas, e instrumentos musicais e de sucatas;
Ø Músicas cantadas e dramatizadas;
Ø Brincadeiras de roda;
SOCIALIZAÇÃO:
Ocorre nos espaços da escola e nas apresentações nos projetos institucionais e festividades da escola e comunidade
AVALIAÇÃO
Registro no caderno de planejamento, caderno de registro da sala, fotos, filmagens, e postagem no blog para acompanhamento dos pais e relatórios semestrais.
Primeiro Bimestre
Higiêne bucal
Higiene das mãos
Aprendendo com os fantoches a escovação correta dos dentes
Projeto: O Corpinho Assim Mexer:Ampliando a percepção dos sentidos
Experiência com tinta
Experiência com gelatina