Música

Visitas recentes no blog

quinta-feira, 1 de junho de 2017

PROJETO: "Oficina Sensorial"


Justificativa  
       As memórias são criadas a partir de atividades rotineiras, mas o aprender não é somente memorizar informações; para tal, é preciso saber relacioná-los e significá-los. Oferecer situações de aprendizagem que sejam favoráveis ao desenvolvimento sensorial é essencial, propondo experiências significativas, possibilitando as crianças sentir no corpo as sensações e texturas, despertando seus sentidos do tato, paladar e visão.

Objetivo geral
Estimular a exploração do meio através dos órgãos dos sentidos. Além de aguçar os sentidos dos alunos e atribuir significado às sensações, sentimentos e imaginação, em que serão trabalhadas, de forma integrada, a percepção, a intuição e a cognição, proporcionando o desenvolvimento da capacidade criativa das crianças.

Duração: Todo o ano letivo.
      
Objetivos específicos
       • Ampliar o vocabulário através das interações;
       • Aguçar o paladar;
       • Possibilitar o contato com diferentes texturas;
       • Ampliar a percepção sensorial das crianças;
       • Trabalhar, de forma lúdica, a inteligência visual;
       • Estimular a curiosidade e o olfato através do contraste de cheiros;
       • Estimular a atenção, através da audição;
       • Proporcionar o desenvolvimento motor, emocional e da linguagem.


Recursos
       • Gelatina nas cores vermelha, amarela, roxa, verde e azul;
       • Anilina (corante alimentício) nas cores amarela, verde, azul e vermelha;
       • Amido de milho ou polvilho;
       • Sal;
       • Farinha de trigo;
       • Papel pardo;
       • Recipientes plásticos;
       • Uma piscina;
       • Liquidificador;
       • Plástico-bolha;
       • Argila;
       • Balões;
       • Macarrões parafuso e liso;
       • Garrafas coloridas;
       • Cortinas e lonas;
       • Lixa, retalhos de tecido, elásticos;
       • Argolas, tapete pedagógico sensorial;
       • Botões, zíper, papéis celofane e alumínio;
       • Esponja, palha de aço.


       Avaliação      

            A atividade do mingau de chocolate, algumas crianças ficaram receosas quanto à textura; depois de alguns minutos observando os colegas que participavam, os demais aceitaram entrar na bacia e brincar também. Durante o almoço, servimos melancia de sobremesa e todos gostaram (e repetiram!). Na piscina de lama, os alunos brincaram com colegas de outras turmas e se divertiram muito; os bebês de colo não participaram por estarem resfriados no dia. Ao todo, as brincadeiras duraram, aproximadamente, 20 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário